Porto Alegre, 23 de maio de 2025 – Até às 8h30 de hoje, o painel de dados disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apontava que há doze casos suspeitos de gripe aviária que estão sendo investigados no Brasil.
Elas envolvem galinhas domésticas de subsistência em Gaurama (RS), em duas localidades de Eldorado dos Carajás (PA), Angélica (MS), Salitre (CE), Concórdia (SC) e Capela de Santana (RS) e galinhas domésticas comerciais em Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO). Há ainda três casos suspeitos da doença em aves silvestres, envolvendo a espécie Pombo, em Ilhéus (BA), Biguá, em Castelo (ES) e Batuiruçu-De-Axila-Preta em Icapuí (CE).
Ontem (22), o Mapa descartou quatro casos suspeitos da doença, envolvendo galinhas de subsistência em Chapecó (SC) e em Triunfo (RS), e aves silvestres da espécie Jaçanã, em Derrubadas (RS) e Quero-Quero, em Garopaba (SC).
O Mapa segue apontando dois casos confirmados de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) no Brasil em andamento, sendo um em Montenegro (RS), atingindo galinhas comerciais, e um em Sapucaia do Sul (RS), atingindo aves silvestres, da espécie cisne-de-pescoço-preto.
Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA