Porto Alegre, 21 de maio de 2025 – Até às 13h de hoje, o painel de dados disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) continuava apontando dois casos em andamento confirmados de gripe aviária de alta patogenicidade (H5N1) no Brasil, sendo um em Montenegro (RS) e em Sapucaia do Sul (RS).
O governo mantém em oito os casos suspeitos da doença que estão sendo investigados. Elas envolvem galinhas domésticas de subsistência em Triunfo (RS), Eldorado dos Carajás (PA), Gaurama (RS) Salitre (CE) e galinhas domésticas comerciais em Ipumirim (SC) e Aguiarnópolis (TO). Há ainda dois casos suspeitos de gripe aviária em aves silvestres. O primeiro abrange um Jaçanã em Derrubadas (RS) e o segundo envolve Quero-Quero em Garopaba (SC).
Ontem (20), o Mapa descartou a ocorrência da doença em aves domésticas de subsistência no município de Estância Velha (RS).
Na manhã de hoje, o Mapa atualizou o número de países que suspenderam as compras de carne de frango do Brasil em razão dos focos de gripe aviária.
Até o momento, as suspensões estão distribuídas da seguinte forma:
Embargo total das exportações do Brasil: China, União Europeia, México, Iraque, Coreia do Sul, Chile, África do Sul, União Euroasiática, Peru, Canadá, República Dominicana, Uruguai, Malásia, Argentina, Timor-Leste, Marrocos, Bolívia, Sri Lanka, Paquistão, Filipinas e Jordânia.
Suspensão para o Estado do Rio Grande do Sul: Reino Unido, Bahrein, Cuba, Macedônia, Montenegro, Cazaquistão, Bósnia e Herzegovina, Tajiquistão e Ucrânia.
Interrupção de compras para o município de Montenegro (RS): Japão e Arábia Saudita.
O Mapa permanece em articulação com as autoridades sanitárias dos países importadores, prestando, de forma ágil e transparente, todas as informações técnicas necessárias sobre o caso. As ações adotadas visam garantir a segurança sanitária e a retomada segura das exportações o mais breve possível.
Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA