Porto Alegre, 11 de junho de 2025 – Até às 8h30 de hoje, o painel de dados disponibilizado pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) apontava que há dez casos suspeitos de gripe aviária em investigação no Brasil.
Eles envolvem galinhas domésticas em Parauapebas (PA), Novo Cruzeiro (MG), Cuiabá (MT) e Montes Claros de Goiás (GO) e patos em Mata de São João (BA). Há ainda quatro casos suspeitos da doença em aves silvestres, envolvendo a espécie Gralha-Cancã, em Utinga (BA), Trinta-Réis-Escuro, em Alcobaça (BA), Pombo, em Santo Antônio do Monte (MG), Albatroz-de-Sobrancelha, em Angra dos Reis (RJ) e Cisne-Negro, em Goiânia.
No dia 9, o Mapa descartou cinco casos suspeitos, sendo quatro em galinhas domésticas de subsistência em Itaituba (PA), Alegre (RS), Caçador (SC) e Viamão (RS), além de um caso em ave silvestre da espécie Carcará, em Florestal (MG).
Desde o primeiro registro de gripe aviária ocorrido no Brasil, em 15 de maio de 2023, foram 172 casos registrados. Eles envolvem quatro casos em aves domésticas de subsistência, 167 casos em aves silvestres e mamíferos marinhos e um em aves comerciais.
Arno Baasch – arno@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA