Comercialização de soja está lenta, mas produtor de Mato Grosso espera melhora no preço – Road-Show MT

438
soja

Campo Verde, 9 de julho de 2024 – Em entrevista à Safras News durante o Road-Show MT, o produtor de Lucas do Rio Verde, Gilberto Eberhardt, proprietário da Fazenda Recanto, destacou que o ano foi marcado por maiores dificuldades no cultivo da safra de soja, por conta dos veranicos que impactaram o custo de produção.

Ele comenta que a produtividade média obtida em sua propriedade, de 4.020 quilos por hectare, até foi positiva, por conta dos altos investimentos realizados em tecnologia, diferente da realidade de vizinhos, que produziram em torno de 1.800 quilos por hectare. No milho a média de rendimento ficou em 8.100 quilos por hectare, considerada muito boa, mesmo em meio a uma sequência de noites quentes na região e que acabaram reduzindo um pouco a produtividade. “O grande problema dessa safra é a comercialização, que está mais lenta, em cerca de 50%, contra uma média de 75% nos últimos anos nessa mesma época, devido à queda nos preços”, explica.

Gilberto conta que o valor atual da saca está dificultando com que os produtores fechem a conta, em função do elevado custo dos insumos utilizamos na última safra. “Agora esperamos uma melhor safra no ano que vem, com a compra de insumos e investimentos em tecnologia para ter um teto de cultivo maior e a melhora nos preços”, disse.

O produtor avaliou as medidas do Plano Safra como positivas para viabilizar a captação de recursos e uma melhora nos investimentos em tecnologia, embora diga que ele precisa estar disponível no próximo mês, como uma forma de trazer uma segurança para a realização dos investimentos.

Gilberto acredita que os preços possam melhorar um pouco daqui para frente, o que já ajudaria a trazer melhor renda aos produtores. Segundo ele, dependendo do ciclo de safra nos Estados Unidos, que influencia muito aqui no Brasil, se os preços melhorarem de 10% a 15% o produtor já conseguiria obter uma renda.” Nesse ano foi possível apenas salvar os investimentos, mas há expectativa de que a próxima safra possa trazer uma melhora no preço para garantir lucro aos produtores”, conclui.

A Safras News participa do Road-Show MT até o próximo dia 12. O evento é organizado pela Agronews e pela Texto Assessoria.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA