Porto Alegre, 1 de dezembro de 2025 – Nesta sexta-feira (28), a TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá, registrou a marca de 1,5 milhão de TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) movimentados ao longo de 2025. O feito foi realizado 20 dias mais cedo do que em 2024, ano em que a TCP se tornou o terceiro terminal portuário do país a alcançar este volume de operações.
O recorde ocorreu durante a movimentação de cargas no navio porta-contêineres CMA CGM Rodolphe, que possui 299 metros de comprimento (LOA), 48 metros de largura (boca), e capacidade para 9.400 TEUs.
“O volume movimentado de 1,5 milhão de TEUs ainda em novembro está em linha com as projeções de crescimento de 5% para este ano, e reflete o comprometimento e profissionalismo da equipe do Terminal e do apoio da autoridade portuária, da Marinha e da praticagem de Paranaguá. Hoje, a TCP é um eixo fundamental para a corrente de comércio brasileira, pois é o maior terminal portuário em movimentação na Região Sul do país e o terceiro maior do Brasil”, destaca o superintendente institucional e jurídico da TCP, Rafael Stein.
De acordo com o mais recente balanço, que contempla o período de janeiro a outubro, o Terminal exportou 557.755 TEUs, alta de 5% impulsionada pelos embarques de produtos do agronegócio, como carnes e congelados, madeira, feijão e gergelim. No fluxo de importação, o volume chegou a 546.880 TEUs, 2% superior ao do ano passado, e que teve os segmentos automotivo, de produtos químicos, de eletrônicos e de maquinário como destaque
As informações são da assessoria de imprensa.
Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA





