Porto Alegre, 2 de setembro de 2025 – Durante a abertura do 12° Congresso Brasileiro de Fertilizantes nesta terça-feira (02), em São Paulo (SP), o secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), Guilherme Campos, afirmou que o ministério deve ser usado para enfrentar e superar desafios do setor. “Podemos escolher entre inteligência e produtividade ou ficar reclamando”, disse.
Campos compareceu ao evento representando o ministro Carlos Fávaro. A declaração dele foi após o presidente do Conselho de Administração da Associação Nacional para Difusão de Adubos (ANDA), Eduardo de Souza Monteiro, relatar em sua fala inicial que o crédito rural é o maior desafio apontado pelo setor hoje.
“O produtor sem crédito não tem planejamento nem tranquilidade. Sofremos com a demora e com o conservadorismo na liberação”, disse.
O secretário do Mapa destacou a necessidade de garantir que os recursos do Plano Safra cheguem aos produtores. Segundo ele, caso haja dificuldade de acesso, o ministério atuará diretamente “na ponta” para resolver os problemas. “Nos usem para que isso possa ser enfrentado e vencido”, enfatizou.
Sobre o congresso
O congresso traz como temas centrais a sustentabilidade, a agricultura regenerativa, a inovação e os desafios geopolíticos e tarifários. Segundo o presidente da ANDA, o agro brasileiro reúne todas as condições para liderar essas transformações, ampliar a produção nacional e reduzir a dependência externa.
Ritiele Rodrigues (ritiele.rodrigues@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA



