Porto Alegre, 14 de abril de 2025 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a semana será marcada por chuvas em boa parte do Brasil e pela volta do frio na Região Sul.
O agrometeorologista Marco Antonio dos Santos destaca que uma frente fria deve provocar chuvas amanhã no norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, leste do Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, em áreas do Centro-Oeste, Sudeste, Matopiba e no Pará e Rondônia.
Na quarta-feira (16), o tempo deve abrir no Sul do Brasil, enquanto as chuvas devem prosseguir na faixa central e norte.
No dia 18, uma nova frente fria deve ingressar no Rio Grande do Sul e deve provocar chuvas em todo o Centro-Sul do Brasil.
Santos comenta que, entre os dias 20 e 22, o tempo deve abrir no Sul do Brasil com o ingresso de uma massa de ar polar, que provocará queda das temperaturas. Por enquanto, a Rural Clima descarta a ocorrência de geadas, mesmo nas regiões mais altas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
A Rural Clima informa que as chuvas devem retornar a grande parte do Brasil a partir do dia 23. Santos destaca ainda que a segunda quinzena de abril será marcada por chuvas em boa parte do país.
Paraguai
De acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o Paraguai deve iniciar a semana com tempo aberto.
Entre amanhã e quarta-feira, uma frente fria pode provocar chuvas em áreas do Paraguai que fazem fronteira com o Paraná e o Mato Grosso do Sul
No dia 18, um novo sistema que passa pelo Paraguai deve provocar chuvas em boa parte das regiões produtoras.
Já no dia 20, o ingresso de uma massa de ar polar deve manter o tempo aberto e temperaturas mais baixas ao Paraguai. “Essa massa de ar polar deve manter as temperaturas mais baixas no país até o dia 23”, destaca Ludmila.
Depois, novas ondas de frio estão previstas no Paraguai apenas em maio.
Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Safras News
Copyright 2025 – Grupo CMA