Saiba qual o papel dos fertilizantes na agricultura brasileira

5913
papel-dos-fertilizantes-na-agricultura-brasileira

Os fertilizantes são um dos recursos mais importantes para que a agricultura brasileira atinja as produtividades esperadas e sejam eficientes. O insumo tem como função adequar os níveis de nutrientes do solo para suprir as necessidades das plantas.

Apesar da grande importância para sustentar as lavouras e de representar em torno de 20% dos custos operacionais, o Brasil é extremamente dependente do mercado externo.

Se quiser receber um panorama semanal atualizado, com informações sobre o cenário nacional e internacional de fertilizantes produzido por uma especialista de SAFRAS & Mercado, inscreva-se neste link.

Aproximadamente, 85% do volume de fertilizantes utilizados em solo brasileiro é importado. O país é o 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos, e não tem uma produção interna capaz de proporcionar segurança e autonomia.

O país é o 4º maior consumidor de fertilizantes do mundo, atrás apenas da China, Índia e Estados Unidos

Dessa forma, se torna refém de diversos fatores externos de mercado que influenciam nos preços do produto a ser importado e dos riscos de falta do insumo.

Principais fornecedores de fertilizantes do Brasil

Os principais países fornecedores de fertilizantes para o Brasil são a Rússia, representando em torno de 25% do total com volumes de fertilizantes NPK: nitrogenados, potássicos e fosfatados; a China, fornecedora de nitrogenados e fosfatados; o Canadá e a Bielorrússia, fornecedores de potássicos; e o Marrocos com volumes de fosfatados.

mapa-mundial-com-setas-apontando-os-paises-china-russia-bielorrusia-marrocos-e-canada



Principais países fornecedores de fertilizantes para o Brasil

Oscilações nos preços e fornecimento de fertilizantes

A dependência pelo fornecimento externo deixa o Brasil exposto a diversos fatores que podem causar oscilações de preço e trazer incertezas de abastecimento deste insumo tão importante para nossa agricultura.

Dentre estes fatores, além dos impactos causados pela pandemia, como congestionamento logístico elevando os custos de frete marítimo e fábricas reduzindo as taxas operacionais devido a medidas de distanciamento social, diversas situações podem causar problemas de oferta, dentre elas, podemos citar:

  • Adversidades climáticas: furacão, nevascas e enchentes podem prejudicar a produção e fluxo de matérias-primas e fertilizantes.
  • Problemas operacionais: Suspensões/interrupções nos trabalhos em minas produtoras de matérias-primas.
  • Problemas geopolíticos: Sanções econômicas a países produtores de fertilizantes.
  • Questões econômicas: Aumento dos custos das matérias-primas.

As consequências destes fatores no Brasil resultam na elevação dos custos de produção agrícola.

Toda esta situação deixa o alerta da necessidade de planejamento e conhecimento do mercado de fertilizantes para que seja possível adquirir os volumes necessários do insumo a preços competitivos e sem o risco de atrasos ou falta.

Perspectivas para o mercado  

As expectativas para o mercado de fertilizantes é de que a demanda continue elevada, principalmente para a produção das safras de grãos no Brasil e nos Estados Unidos e de cereais na Índia.

A oferta seguirá com alguns problemas e restrições, com a China e a Rússia priorizando seus mercados internos e reduzindo as exportações, e conflitos políticos no Leste Europeu impedindo o fluxo normal dos potássicos Bielorrussos.

As matérias-primas também deverão continuar com os custos elevados. A precificação dependerá dos volumes de compra e da reorganização e equilíbrio de oferta, o que causará oscilações no mercado que deverão ser acompanhadas com atenção.

Em relação ao Brasil, está em andamento o Plano Nacional de Fertilizantes, com o objetivo de reduzir a dependência por importações e incentivar a produção interna. No entanto, as medidas e resultados são para o longo prazo, de modo que continuaremos submetidos ao mercado internacional.

Assim, é fundamental para a gestão agrícola e dos custos de produção atentar-se aos fatores de precificação dos fertilizantes, o que se relaciona diretamente com diversos acontecimentos mundiais.

Ter informações sólidas sobre estes acontecimentos é essencial para a antecipação do mercado e assertividade no momento de compra.

Para receber gratuitamente análises completas sobre o mercado de fertilizantes, inscreva-se neste link.