Compromisso com o meio ambiente é o desafio da agropecuária

420

Ao redor do mundo, os mercados estão cada vez mais exigentes quanto ao compromisso com o meio ambiente de seus fornecedores de carnes e este viés ambiental vem ganhando peso incontestável nas escolhas de consumo.

O Brasil é constantemente cobrado internacionalmente por suposta produção agropecuária em áreas de proteção ambiental, mas as grandes empresas do mercado de carnes estão envolvidas com alteração deste paradigma por meio de compromissos com o meio ambiente para aumentar a excelência, aceitação e credibilidade da proteína animal brasileira.

Para entender melhor essa participação, responsabilidade e compromisso com o meio ambiente por parte do setor agropecuário, confira abaixo. Antes disso, se quiser receber um relatório completo e gratuito sobre as mudanças previstas para o Mercado de Boi, clique aqui.

Ações do mercado agropecuário para firmar o compromisso com o meio ambiente

Na pecuária de corte já se adota mecanismos de rastreio de animais cada vez mais sofisticado, dando garantias sobre a área de procedência da carne.

As técnicas de abate adotadas no Brasil são muito sofisticadas e respeitam todas as normas de sanidade internacionais. Além disso, o setor de reciclagem animal oferece um destino adequado a todo tipo de resíduo, garantindo não haver desperdícios na cadeia produtiva e viabilizando as indústrias:

  • Do couro.
  • Do sebo, graxas e gorduras.
  • Da farinha de carne.
  • Do sangue
  • De vísceras.
  • De penas.

As possibilidades são praticamente ilimitadas e a agroindústria brasileira tem demonstrado muita flexibilidade e capacidade adaptativa para atender as exigências e desafios impostos.

Projeção a longo prazo

A última década foi importante para o Brasil se consolidar como líder mundial nas exportações de carnes, no entanto a manutenção dessa liderança requer ainda mais trabalho. Os agentes que compõem o setor têm plenas condições de manter uma produção de excelência e atender todo o perfil de demanda.

O crescimento da população mundial garante avanço consistente do consumo e a expectativa é muito clara: o Brasil seguirá como principal fornecedor de alimentos do mundo e o futuro para a agroindústria brasileira é promissor e seguirá brilhando por muitos anos.

Ciente do amplo terreno que o mercado de carne bovina oferece para atuar, que tal aprender a criar estratégias de comercialização para o setor? Conheça o novo curso: “Estratégias de Comercialização e Tendências Gerais do Mercado de Boi Gordo”.

Com ele, você aprenderá a dominar tendências e variáveis do Mercado de Boi Gordo e a desenvolver estratégias de alta performance. Clique aqui e conheça o calendário e conteúdo do curso.

Para conferir, de maneira mais ampla, os desafios para os próximos anos no mercado da carne, clique aqui.