Futuros fecham estáveis em semana marcada por choque na oferta

627

    Porto Alegre, 06 de abril de 2023 – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam perto da estabilidade, numa semana que se encaminha para encerrar com fortes ganhos após o anúncio de novos cortes de produção anunciados pela Organização dos Países xportadores de Petróleo (Opep) no último domingo e uma queda nos estoques dos Estados Unidos na quarta-feira ofuscando os temores sobre o crescimento econômico global.

Tanto Brent quanto WTI avançam mais de 6% nesta semana, caminhando para um terceiro ganho semanal depois que a Opep e aliados, conhecidos como Opep+ – prometeram cortes de produção surpresa de cerca de 1,15 milhão de barris.

Soma ao aperto da oferta, a queda nos estoques de petróleo dos Estados Unidos, com os estoques de gasolina e destilados caindo também. Apesar do quadro, os operadores continuarão a olhar para os dados econômicos dos Estados Unidos em busca de mais pistas sobre os riscos de recessão e os aumentos das taxas de juros do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).

As empresas de energia dos Estados Unidos também reduziram nesta semana o número de plataformas de petróleo pela segunda semana consecutiva. A contagem de plataformas, um indicador inicial da produção futura, caiu de dois para 590 nesta semana, mostraram dados da Baker Hughes.

Os traders também avaliaram os dados mais recentes do mercado de trabalho nos Estados Unidos, que vem mostrando sinais de desaquecimento. Os relatórios Jolts e da ADP, publicados entre terça e quarta-feira, mostraram uma diminuição na criação de novos postos de trabalho. Porém, o dado mais importante será divulgado amanhã, o payroll, que traz o número de postos de trabalho criados no mês de março.

Limitando os ganhos, no entanto, os dados do mercado de trabalho dos Estados Unidos que apontaram para a desaceleração do crescimento econômico, e também houve um crescimento mais lento do que o esperado no setor de serviços do país.

“A destruição da demanda em função da ameaça de recessão é maior do que o corte da Opep+”, afirmam analistas do Mizuho.

O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para maio subiu 0,11%, cotado a US$ 80,70 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para junho avançou 0,15%, cotado a US$ 85,12 o barril.

As informações partem da Agência CMA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS Copyright 2023 – Grupo CMA