Logo (4)
COTAÇÕES
Dólar
Euro

ONS registra recuo de 0,3% na carga do sistema em abril, base anual

Links deste artigo

São Paulo, SP – A carga de energia do SIN verificada em abril apresentou recuo de 0,3% em relação ao valor verificado no mesmo período do ano passado. Com relação ao mês de março deste ano, observou-se um decréscimo de 5,6%. No acumulado dos últimos 12 meses, a carga do SIN apresentou uma variação positiva de 4,2% em relação ao mesmo período anterior, tendo a taxa de crescimento recuado em 0,8 p.p. com relação a variação com 12 meses findos em março. Os indicadores constam no Boletim Mensal de Carga de Abril de 2025, elaborado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A variação positiva de 1,7% da carga ajustada, demonstra que os fatores fortuitos tiveram impacto negativo de 2 pontos percentuais sobre desempenho da carga do SIN, sendo o resultado influenciado pela ocorrência de média da temperatura máxima inferior à média climatológica e acumulado de precipitação acima da média climatológica nas regiões Sudeste e Sul, além da atípica ocorrência de dois feriados conjugados no referido mês: o da Semana Santa (18 de abril a 20 de abril) e do dia de Tiradentes (21 de abril). E, especificamente no estado do Rio de Janeiro, também
houve o feriado do dia de São Jorge, em 23 de abril.

Para o subsistema Sudeste/Centro-Oeste, a carga de energia verificada em abril/25 apresentou uma variação negativa de 1,6% em relação à carga verificada no mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de março/25, verificou-se redução de 6,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o subsistema Sudeste/Centro-Oeste apresentou uma variação de 3,7% em relação ao mesmo período anterior, tendo recuado 1,1 p.p. quando comparado com a variação com os 12 meses findos em março/25.

A carga de energia verificada em março/25 no subsistema Sul indica uma variação negativa de 2,8% em relação à carga do mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de março/25, verificou-se uma acentuada desaceleração na carga de energia de 12,8%. No acumulado dos últimos 12 meses, o subsistema Sul apresentou uma variação positiva de 5,0% em relação ao mesmo período anterior, tendo uma retração de 1,1 p.p. quando comparado com a variação com os 12 meses findos em março/25.

A carga de energia verificada em abril/25 no subsistema Nordeste indica variação positiva de 2,1% em relação à carga do mesmo mês do ano anterior. Com relação a março/25 verificou-se um suave crescimento de 0,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o subsistema Nordeste apresentou uma variação positiva de 2,9%, em relação ao mesmo período anterior, sendo 0,4 p.p. inferior a variação observada com os 12 meses findos em março/25.

O subsistema Norte apresentou uma variação positiva de 8,4%, na carga de energia verificada em abril/25, em relação ao ocorrido no mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de março/25, verifica-se variação positiva de 3,0%. No acumulado dos últimos 12 meses, o Norte apresentou uma variação positiva de 7,4% em relação ao mesmo período anterior, sendo 0,2 p.p. superior a variação observada com os 12 meses findos em março/25. A variação positiva de 9,3% na carga ajustada demonstra  que os fatores fortuitos tiveram impacto de -0,9 p.p. na carga do subsistema.

Compartilhe

  • Deixe uma resposta
    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *
PLATAFORMA SAFRAS

Ganhe uma visão uniforme e aprofundada do agronegócio com a Plataforma Safras: acesse análises, preços comerciais, fretes, paridades, estatísticas, indicadores, notícias, gráficos e baixe relatórios em um único lugar!

TUDO SOBRE O AGRONEGÓCIO

 GLOBAL EM UM SÓ LUGAR

Ver Pacotes
Group 139 1

CADASTRE SEU E-MAIL E FIQUE POR DENTRO DAS INFORMAÇÕES SOBRE O AGRONEGÓCIO.

Cadastrar