Lula diz que manutenção da Selic é irracional e que Campos Neto “joga contra economia brasileira”

335
Lula
Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa do 3º Congresso Nacional da Juventude do PT (Antonio Cruz/Agência Brasil)

     Porto Alegre, 22 de junho de 2023 – Em viagem à Europa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não poupou críticas à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de manter a taxa Selic em 13,75% ao ano. “É irracional o que está acontecendo no Brasil”, disse. O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, também foi alvo de Lula. “Eu acho que esse cidadão joga contra a economia brasileira”, acusou o presidente.

     Segundo Lula, “não se trata do governo ficar brigando com o Banco Central. Quem está brigando com o BC hoje é a sociedade brasileira”. Lula citou as críticas de representantes da indústria, dos varejistas do Brasil, dos pequenos e médios empreendedores e também de quem precisa de crédito ao atual patamar da Selic.

     O presidente acrescentou que, pela lei, o presidente do Banco Central “tem que cuidar da inflação, do crescimento econômico e da geração de empregos. Ele tem que ser cobrado. Quando o presidente da República indica o presidente do Banco Central, quem era cobrado era o presidente. Você tem noção de quantos presidentes do Banco Central o Fernando Henrique afastou? Três ou quatro”, falou em clara crítica à autonomia da instituição.

     “Quando o presidente do BC não está fazendo o trabalho dele, ele é afastado. Agora o presidente não pode fazer nada, porque ele foi indicado pelo Congresso Nacional, pelo Senado. Então o Senado tem responsabilidade de cobrar dele”, concluiu.

     As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Revisão: Sara Lane (sara.silva@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA