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Gol recebe aprovação judicial dos EUA para plano de reorganização

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São Paulo, 20 de maio de 2025 – A Gol informa que o U.S. Bankruptcy Court decidiu por confirmar o Plano de Reorganização Chapter 11 da companhia. Com a confirmação garantida, a Gol disse que permanece no caminho para sair do processo de reestruturação no início de junho de 2025.

“Ao longo do processo de Chapter 11 nos Estados Unidos, a Gol avançou significativamente na melhoria de sua posição competitiva, fundamentos financeiros e desempenho operacional”, comentou, em fato relevante enviado na tarde desta terça-feira à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Próximos Passos

Após a confirmação do seu Plano, a Gol disse estar “agora focada em concluir as etapas finais necessárias para concluir sua saída do processo do Chapter 11, incluindo a realização de sua assembleia geral para aprovar o aumento de capital previsto no Plano, que ocorrerá em 30 de maio de 2025.”

Após a implementação do Plano, a Abra permanecerá como a maior acionista indireta da Gol.

A Gol reitera que, nos termos do Plano, reduzirá significativamente seu endividamento por meio da conversão em capital próprio ou da extinção de até aproximadamente US$ 1,6 bilhão de sua dívida financiada antes do Chapter 11 e até aproximadamente US$ 850 milhões de outras obrigações.

Dessa forma, considerando que a conversão será realizada com base no valor econômico das ações da Gol antes da conversão, de acordo com a legislação aplicável, espera-se uma diluição substancial das suas ações atualmente em circulação (sujeito ao direito de preferência dos acionistas, conforme previsto na legislação brasileira).

Marcos do processo

A Gol destaca que os principais marcos do processo incluíram: “garantia de US$ 1 bilhão em financiamento debtor-in-possession (DIP), o que reforçou a liquidez e permitiu à Gol reinvestir em sua frota; negociação de pacotes de concessões no valor total de US$ 1,1 bilhão com arrendadores cobrindo todas as aeronaves da frota da Gol, incluindo suporte financeiro para eliminar seu backlog de manutenção, ao mesmo tempo em que proporciona economia permanente em arrendamentos e obrigações relacionadas ao final de contratos de arrendamento; obtenção de apoio de bancos brasileiros, incluindo a reestruturação de aproximadamente US$ 150 milhões em debêntures locais e acesso a aproximadamente US$ 340 milhões em factoring de recebíveis, uma ferramenta crítica de capital de giro para empresas brasileiras; identificação e início da implementação de um programa de melhoria de resultados anual de US$ 181 milhões para consolidar a Gol como uma das companhias aéreas mais competitivas em termos de custos na América do Sul; negociação de um Acordo de Suporte ao Plano com a Abra Group Limited (Abra) e o Comitê de Credores Quirografários para desalavancar a GOL por meio da redução de até aproximadamente US$ 1,6 bilhão de dívida financeira contraída antes do início do processo e até US$ 0,8 bilhão de outras obrigações; finalização de acordo com as autoridades governamentais brasileiras para reduzir impostos governamentais não pagos, contingências e outros passivos em aproximadamente US$ 750 milhões e gerar aproximadamente US$ 184 milhões de liquidez até 2029; chegou a um acordo com a Boeing sobre modificações nos contratos de compra para fornecer US$ 262 milhões em concessões e liquidez incremental até 2029 e mais de US$ 0,7 bilhão no total de concessões; e garantia de US$ 1,9 bilhão em financiamento de saída, o que fornece ampla liquidez para pagar integralmente o vencimento do DIP da companhia no momento da saída, ao mesmo tempo em que fornece liquidez adicional para dar suporte à execução do plano de negócios da Gol”, listou a empresa.

A Gol disse que agora está posicionada para sair do processo com:

Balanço patrimonial significativamente fortalecido: Após a saída, a GOL avançará com uma forte posição de liquidez de aproximadamente US$ 900 milhões e alavancagem significativamente reduzida de 5,4x na saída do processo, e alavancagem líquida projetada de 2,9x ao final de 2027.

Frota totalmente recuperada de Boeing 737 está no caminho certo para retornar à capacidade doméstica pré-pandemia: Em 2024, a Gol reformou mais de 50 motores e mantém o cronograma de recuperar todas as aeronaves até o primeiro trimestre de 2026. A Companhia também continua a fortalecer sua frota, com a entrega prevista de cinco Boeing 737 MAX adicionais em 2025.

Momento positivo nos negócios construído com base no desempenho superior recente: Como resultado da reformulação da frota, no quarto trimestre de 2024 e no primeiro trimestre de 2025, o desempenho operacional e financeiro da Gol superou as expectativas previamente delineadas em seu Plano de Cinco Anos (5YP), com uma demanda forte e crescente se traduzindo em um crescimento de 17,4% no ebitda recorrente ano contra ano e de 19,4% na receita líquida ano contra ano no primeiro trimestre.

A Gol está entrando em sua próxima fase com uma forte posição de mercado e a melhor oferta aos clientes, enquanto continua a reconstruir sua malha em mercados-chave, atendendo 30 milhões de passageiros em 65 destinos domésticos e 16 destinos internacionais em 2024.

Cynara Escobar – cynara.escobar@cma.com.br (Safras News)

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