Futuros do petróleo fecham em queda com aumento de oferta na Rússia

271
petróleo

 Porto Alegre, 27 de janeiro de 2023 – Os preços dos contratos futuros de petróleo reverteram os ganhos de mais cedo, com as indicações de forte oferta de petróleo da Rússia compensando dados de crescimento econômico dos Estados Unidos melhor do que o esperado e as esperanças de uma rápida recuperação na demanda chinesa.

Os carregamentos de petróleo dos portos bálticos da Rússia devem aumentar 50% neste mês a partir de dezembro, à medida que os vendedores tentam atender à forte demanda na Ásia e se beneficiar do aumento dos preços globais da energia, disseram traders e mostraram cálculos da Reuters.

“Se a oferta russa continuar forte no próximo mês, o petróleo provavelmente continuará a cair”, disse John Kilduff, da Again Capital LLC . Ele acrescentou que a realização de lucros antes do fim de semana também pode ter reduzido os preços.

Os delegados da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) se reúnem na próxima semana para revisar os níveis de produção de petróleo, com fontes esperando nenhuma mudança na atual política de produção.

A próxima decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) sobre as taxas de juros será tomada na reunião de 31 de janeiro e 1º de fevereiro, em um cenário de queda na inflação e no produto interno bruto, que cresceu 2,9% no quarto trimestre.

Na China, os casos graves de covid-19 caíram 72% em relação ao pico no início deste mês, enquanto as mortes diárias entre pacientes com a doença em hospitais caíram 79% em relação ao pico, apontando para uma normalização da economia chinesa e aumentando as expectativas de uma recuperação da procura de petróleo.

O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para março caiu 1,90%, cotado a US$ 79,68 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para março regrediu 1,20%, cotado a US$ 86,66 o barril.

Na semana, o WTI caiu 2,00% e o Brent teve perda de 1,11%.

As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA