Dólar sobe 0,74% em movimento de correção

1256

 Porto Alegre, 27 de janeiro de 2023 – O dólar comercial fechou em alta de 0,74%, cotado a R$ 5,1130. A moeda norte-americana apresentou, durante a maior parte da sessão, um movimento de correção após sucessivas quedas. Ainda assim, na semana, a divisa acumulou desvalorização de 1,81% ante o real.

De acordo com o sócio da Top Gain Leonardo Santana, “existe muita entrada de capital, o que provavelmente irá continuar. O preço justo do dólar atual é na casa dos R$ 5,00. O cenário de curto prazo é otimista. Existem poucos fatos e muito burburinho”.

Para o economista-chefe da Nova Futura Investimentos, Nicolas Borsoi, “o PCE reforça que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) pode ser mais suave na política monetária. O consumo das famílias passa uma percepção de consumo fraco”.

O índice de preços para os gastos de consumo pessoal (PCE, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, em dezembro, caiu 0,2%, com uma queda acima do esperado pelo mercado (-0,1%). Já a renda subiu 0,3% em novembro ante outubro e os gastos caíram 0,1% na mesma base de comparação, segundo dados revisados.

Borsoi entende que o enfraquecimento do dólar, nas últimas semanas, deve-se a três fatores: a espera por um Fed mais dovish (suave, menos propenso ao aumento dos juros), a reabertura econômica da China e reprecificação dos ativos dos emergentes, em especial dos latino-americanos, com destaque o Brasil: “O mercado tem gostado do que tem vindo do (ministro da Fazenda, Fernando) Haddad, com a melhora da percepção de risco fiscal brasileiro”, pontua.

As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) – Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA