Futuros do petróleo fecham em alta com estoques de combustível baixos

145

    Porto Alegre, 12 de maio de 2022 – Os preços dos contratos futuros de petróleo fecharam em alta com a preocupação com a oferta superando outros temores após a Agência Internacional de Energia (AIE) destacar o estado precário dos estoques globais de combustível, enquanto a União Europeia continua a discutir uma sanção ao petróleo russo.

   Os países do bloco chegaram a dizer que poder ser preciso adiar a penalização, caso não consigam convencer a Hungria a apoiar o embargo. Um relatório da AIE demonstrou como os suprimentos russos são críticos para manter os equilíbrios globais de combustível. Atualmente, há uma “escassez de produtos quase universal”, disse em seu relatório mensal do mercado de petróleo.

   “Neste ambiente de mercado, o petróleo terá dificuldades se a China avançar com bloqueios por covid-19 em todas as cidades. Apesar de todos os temores de enfraquecer as perspectivas de crescimento, os mercados de petróleo devem ser apoiados pela temporada de férias de verão que verá muitas viagens de carro, voo e cruzeiro”, afirmam analistas da Oanda.

   O petróleo avançou mais de 40% este ano, com a invasão da Ucrânia pela Rússia derrubando um já apertado equilíbrio entre oferta e demanda. A guerra está redirecionando os fluxos globais de petróleo, com os Estados Unidos e o Reino Unido se movendo para proibir a importação de barris russos, enquanto alguns compradores asiáticos aceitam cargas extras. À medida que a guerra se arrasta, há uma pressão crescente sobre a União Europeia para reduzir suas importações.

   Os estoques de destilados dos Estados Unidos – uma categoria que inclui o diesel – caíram para o nível mais baixo desde 2005 na semana passada, enquanto os estoques de gasolina caíram pela sexta semana, segundo a administração de informações de energia do governo dos Estados Unidos. A AIE diz que os estoques de diesel na Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) são os mais baixos desde 2008.

   O preço do contrato do petróleo WTI negociado na Nymex com entrega para junho subiu 0,98%, cotado a US$ 106,13 o barril. Já o preço do contrato do Brent negociado na plataforma ICE, com entrega para julho avançou 0,52%, cotado a US$ 107,45 o barril.

   As informações partem da Agência CMA.

Revisão: Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA