Fim de semana será marcado por chuva no Brasil Central – Rural Clima

734
chuva

     Porto Alegre, 25 de março de 2022 – A frente fria que estava atuando sobre o Rio Grande do Sul avançou e chegou ao Paraná, trazendo chuvas para o oeste do estado nesta sexta-feira.

     De acordo com o alerta agrometeorológico da Rural Clima, podem ocorrer precipitações hoje também no sul de Mato Grosso do Sul, extremo oeste do Paraguai e da Bolívia, oeste de São Paulo e de Mato Grosso. “Teremos chuvas hoje em grande parte das regiões produtoras do oeste e do norte do Brasil. Fica o alerta para chuvas no Paraná, que poderão ser fortes”, destaca o agrometorologista Marco Antônio dos Santos.

     No sábado, a frente se desloca para o Sudeste e deixa o tempo instável em São Paulo, norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Mato Grosso e Rondônia. “Deve continuar chovendo bem no Brasil central, no norte do país e no litoral nordestino. Apenas no norte de Minas Gerais, na Bahia, no extremo nordeste de Goiás e em parte do Distrito Federal não deve chover nos próximos cinco dias”, destaca.

     Santos disse que na terça-feira (29), uma nova frente fria irá se organizar entre o Uruguai e a Argentina, trazendo chuva para o Rio Grande do Sul. “Essa frente deve avançar novamente sobre o Sudeste e provocar precipitações em grande parte das regiões produtoras, mantendo boas condições para o milho safrinha, algodão, feijão, cana-de-açúcar, café e laranja”, informa.

     Santos sinaliza que há uma grande preocupação com o extremo norte do Brasil, com chuvas excessivas no Pará, norte do Maranhão e Piauí, o que impossibilita a colheita e os tratos culturais na soja. Já em Roraima e no Amapá a chuva confere dificuldades para o cultivo das lavouras.

     Para a primeira quinzena de abril, Santos indica que haverá chuvas favoráveis em grande parte das regiões produtoras do Brasil. “Gradativamente as precipitações irão diminuir na região central e norte do brasil, mas haverá ocorrências pelo menos até o final do próximo mês”, pontua.

Paraguai

     Para o Paraguai, a agrometeorologista da Rural Clima, Ludmila Camparotto, sinaliza que o tempo seguirá instável hoje. “Pode chover na região de fronteira com o Paraná e o sul de Mato Grosso do Sul, na região central e na fronteira com a Bolivia. No sul do país e na região do Chaco, as chuvas até podem ocorrer, mas de forma mais irregular”, avalia.

     No sábado o tempo já deve abrir novamente no Paraguai, com o avanço das temperaturas.

     O retorno das chuvas está previsto a partir de quarta-feira (30), especialmente na região sul e oriental do País. “No Chaco ainda haverá chuvas irregulares e de menor volume”, comenta.

     Para a primeira e a segunda semana de abril, estão previstas boas chuvas na parte oriental do Paraguai, o que deve contribuir para uma boa produtividade às lavouras de milho e de soja.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA