IPCA-15 tem alta de 0,95% em março, acima do esperado – IBGE

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     Porto Alegre, 25 de março de 2022 – O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) teve alta de 0,95% em março, 0,04 ponto percentual (p.p.) abaixo da taxa de fevereiro (0,99%), e acima do esperado pelo mercado (0,85%, conforme Termômetro da Agência CMA). Foi a maior variação para um mês de março desde 2015 (1,24%). O IPCA-E, que se constitui no IPCA-15 acumulado trimestralmente, ficou em 2,54% para o período de janeiro a março, acima da taxa de 2,21% registrada em igual período de 2021. Em 12 meses, o IPCA-15 acumula alta de 10,79%, acima dos 10,76% registrados nos 12 meses imediatamente anteriores. Em março de 2021, a taxa foi de 0,93%.

     Todos os nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta. O maior impacto (0,40 p.p.) e a maior variação (1,95%) vieram de Alimentação e bebidas, que acelerou em relação ao mês anterior (1,20%). O segundo maior impacto (0,16 p.p.) veio do grupo Saúde e cuidados pessoais, cujos preços subiram 1,30%, após a queda observada em fevereiro (-0,02%). Na sequência, vieram os Transportes, com 0,15 p.p. de contribuição e alta de 0,68%). Juntos, os três grupos representaram cerca de 75% do impacto total do IPCA-15 de março. Outros destaques foram Habitação (0,53%) e Artigos de residência (1,47%), este último com a segunda maior variação no índice do mês. Os demais grupos ficaram entre o 0,04% de Comunicação e o 0,95% de Vestuário.

     O resultado do grupo Alimentação e bebidas (1,95%) foi influenciado principalmente pela alta dos alimentos para consumo no domicílio (2,51%). As principais contribuições vieram da cenoura (45,65%), do tomate (15,46%) e das frutas (6,34%). Houve ainda altas expressivas na batata-inglesa (11,81%), no ovo de galinha (6,53%) e no leite longa vida (3,41%). Nas quedas, destaque para o frango em pedaços (-1,82%), cujos preços já haviam caído em fevereiro (-1,31%). As informações são do IBGE.

     Revisão: Rodrigo Ramos / Agência SAFRAS

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