Cotações futuras do açúcar sobem 10% em março acompanhando petróleo

693

   Porto Alegre, 01 de abril de 2022 – Os preços internacionais do açúcar subiram com força no primeiro mês de 2022. Os contratos com entrega em maio de 2022 do açúcar bruto negociados na Bolsa de Nova York (ICE Futures US) fecharam a sessão do dia 31 de março a 19,49 centavos de dólar por libra-peso, ante 17,70 centavos em 28 de fevereiro, alta de 10%.

    Em 06 de março, o primeiro contrato do açúcar bruto chegou a atingir uma máxima de três meses, a 19,43 centavos, nível mais baixo desde dezembro do ano passado. Segundo analistas, fundos de investimento adicionaram posições compradas a suas carteiras, na expectativa de que as usinas do Brasil direcionem mais cana para a produção de etanol na medida em que a crise entre Ucrânia e Rússia fez os preços do petróleo dispararem.

    Contiveram o rally nas cotações internacionais do açúcar em março as perspectivas cada vez melhores para a safra 2021/22 da Índia. As usinas indianas até agora assinaram contratos para exportar 6,4 milhões de toneladas de açúcar em 2021/22, estimam os operadores. Desse total, quase 5 milhões de toneladas já foram embarcadas.

   A Índia havia exportado um recorde de 7,2 milhões de toneladas de açúcar na temporada anterior, aproveitando subsídio do governo para vendas no exterior. Mas este ano, as usinas podem exportar de 7,5 milhões a 8 milhões de toneladas sem incentivos do governo, conforme noticiou a Reuters.

      Fábio Rübenich (fabio@safras.com.br) / Agência SAFRAS

 Copyright 2022 – Grupo CMA