Café despenca pela 11ª sessão em NY, com cotações mais baixas em 14 meses

496
café

     Porto Alegre, 26 de outubro de 2022 – A Bolsa de Mercadorias de Nova York (Ice Futures US) para o café arábica encerrou as operações desta quarta-feira com preços acentuadamente mais baixos.

     As cotações voltaram a despencar e o mercado acumula agora 11 sessões seguidas de perdas, com o contrato dezembro no nível mais baixo em 14 meses. Dezembro rompeu para baixo a importante linha técnica e psicológica de US$ 1,80 a libra-peso, com todas as posições abaixo deste patamar.

     As indicações de uma oferta mais tranquila e de uma demanda preocupante seguem pesando sobre as cotações. No lado da oferta, as condições climáticas favoráveis ao pegamento das floradas no Brasil – com tendência de regularidade nas chuvas -, que vão resultar na safra de 2023 seguem como principal aspecto baixista.

     Além disso, é esperado aumento na produção de arábicas lavados da Colômbia e América Central na temporada 2022/23 (outubro/setembro), contando com clima favorável, trazendo maior tranquilidade na oferta. O final de ano marca a entrada da safra dessas regiões. A produção na Costa Rica (América Central) deve crescer 11,5% em 2022/23, com novos plantios e com ciclo bienal de maior produtividade.

     No lado da demanda, seguem severas as preocupações com o crescimento no consumo num cenário global de recessão. Isso pesa de modo geral sobre as commodities e o café acompanha o movimento.

    Os contratos com entrega em dezembro/2022 fecharam o dia a 179,75 centavos de dólar por libra-peso, baixa de 6,05 centavos, ou de 3,2%. A posição março/2023 fechou a 177,30 centavos, queda de 5,20 centavos, ou de 2,8%.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Lessandro Carvalho (lessandro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA