São Paulo, 23 de agosto de 2024 – Os principais índices do mercado de ações asiático fecharam o pregão desta sexta-feira em campo misto, enquanto investidores aguardavam atentamente os comentários de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), na reunião anual de banqueiros centrais em Jackson Hole.
Powell é esperado para falar a partir das 11h (horário de Brasília) no simpósio de Jackson Hole, em Wyoming. A expectativa é de que ele confirme os planos do Fed de cortar as taxas de juros dos EUA pela primeira vez em quatro anos e meio, na reunião de setembro. A grande questão é se Powell oferecerá pistas sobre o quão agressivo o Fed será no relaxamento da política monetária até o final do ano.
Na Ásia, a inflação do Japão registrou uma alta de 2,8% em julho, na comparação anual, conforme dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país. Esse percentual se manteve estável em relação aos meses de junho e maio.
Já em Tóquio, o índice de preços ao consumidor subiu 2,2% em julho, ligeiramente abaixo dos 2,3% registrados em junho.
O governador do Banco do Japão (BoJ), Kazuo Ueda, afirmou ao parlamento nesta sexta-feira que o banco central “permanecerá altamente vigilante” em relação aos movimentos do mercado, destacando que os mercados continuam instáveis, segundo a Reuters.
A visão de Ueda é “de que os mercados financeiros continuam instáveis sugere que o Banco pode não aumentar as taxas de juros tão cedo quanto esperávamos, possivelmente em outubro. No entanto, Ueda reiterou que o Banco seguirá adiante com um aperto adicional se a economia evoluir conforme o esperado e confirmou que os dados recentes sobre o crescimento do PIB e os salários estão alinhados com as expectativas do Banco”, diz Marcel Thielant, chefe de economia para a Ásia-Pacífico da Capital Economics.
“E, embora a inflação subjacente tenha caído abaixo de 2% em julho pela primeira vez desde 2022, isso não surpreendeu o Banco. Portanto, mantemos nossa previsão de um novo aumento de juros em outubro”, completa Thielant.
Confira abaixo a variação e a pontuação de fechamento dos índices asiáticos:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,40%; 38.364,27 pontos
Hang Seng (Hong Kong): -0,16%; 17.612,10 pontos
Xangai Composto (Xangai): +0,20%; 2.854,37 pontos
Kospi (Seul): -0,22%; 2.701,69 pontos
Confira abaixo a variação e a pontuação na semana:
Nikkei 225 (Tóquio): +0,79%
Hang Seng (Hong Kong): +1,04%
Xangai Composto (Xangai): -0,87%
Kospi (Seul): +0,17%
Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Larissa Bernardes / Safras News
Copyright 2024 – Grupo CMA