Porto Alegre, 18 de fevereiro de 2026 – O Índice de Poder de Compra de Fertilizantes (IPCF) encerrou janeiro em 1,2, com queda de cerca de 9% em relação ao mês anterior.
Em janeiro, as commodities agrícolas subiram, em média, 1,5%, com ganhos puxados por milho (+2%), algodão (+2,5%) e açúcar e etanol (+3,5%). Mesmo com a queda de quase 2% na soja, o conjunto de preços permaneceu em patamar positivo.
No caso do preço dos fertilizantes, houve um aumento de cerca de 5% na média do mês. A safra no Brasil vem avançando e já alcançando quase 10% da área colhida. O câmbio é outro fator relevante e que contribuiu para o resultado considerando-se que, em janeiro, o dólar recuou cerca de 2%, reflexo da manutenção da taxa Selic em patamares elevados no Brasil.
Entendendo o IPCF
O IPCF é divulgado mensalmente pela Mosaic e consiste na relação entre indicadores de preços de fertilizantes e de commodities agrícolas. A metodologia consiste na comparação em relação à base de 2017, indicando que quanto menor a relação mais favorável o índice e melhor a relação de troca. O cálculo do IPCF leva em consideração as principais lavouras brasileiras: soja, milho, açúcar, etanol e algodão.
As informações são da assessoria de imprensa.
Revisão: Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência Safras News
Copyright 2026 – Grupo CMA



