Você tem interesse em entender melhor os mecanismos de formação de preço do algodão e as tendências de curto e médio prazos?
Então, precisa ler este artigo e ficar por dentro de como funciona essa dinâmica!
O especialista de Safras & Mercado, Gil Barabach separou 5 fatores decisivos que impactam na precificação do algodão e afetam a lucratividade das suas operações. Se quiser assistir este material em vídeo, clique aqui. É totalmente gratuito.
📰 Para acompanhar, em tempo real, as notícias do mercado de Café e outras culturas agrícolas, faça parte do Telegram da Agência Safras. Tudo acontece primeiro por lá!🚨
O que forma o preço do Algodão
O blog de Safras trouxe uma matéria que fala o que influencia na gestão da plantação de algodão. Você pode ler na íntegra ao clicar aqui.
1 – Produção de Algodão no Mundo
O maior produtor de algodão é a China, que responde por 24,2% do total produzido mundialmente. O segundo maior produtor é a Índia, que responde por 23,8% do total. Os dois, juntos, são responsáveis por quase metade da produção mundial de algodão.
Os Estados Unidos é o maior exportador da commodity, seguido pelo Brasil.
2 – Perspectiva de Consumo
A evolução do consumo mundial de algodão é bem concentrada na Ásia. Principal consumidora de algodão no mundo é a China (32%), seguida por Índia (21%).
Chama atenção que nos últimos 4 anos (2018-2022) houve uma queda no consumo mundial de 7%.
3 – Efeito Renda
Nos últimos 4 anos (2018-2022) existiram momentos de superávit e déficit na produção, o que impacta no preço.
O algodão é uma commodity é muito sensível na variação da renda, assim como o preço dos tecidos concorrentes. Ou seja, caso haja uma queda na renda da população, assim como a baixa nos preços dos concorrentes, o valor do algodão será afetado.
4 – Referência Externa: ICE US – NY
O preço do algodão tem como referência a Bolsa de Nova York (ICE – US).
Acessa agora, grátis, um relatório completo explicando o ritmo, as perspectivas de comercialização e a formação de preço no setor de algodão.
5 – Efeito Dólar
Como o preço do algodão é cotado na Bolsa ICE – US, é preciso acompanhar o preço no mercado nacional e converter para o dólar.
Com o câmbio valorizado, você vai obter mais reais (R$) por dólar vendido. Já com o câmbio desvalorizado, você vai receber menos reais (R$) por dólar vendido.
Aprenda a fazer uma análise aprofundada das variáveis relacionadas à formação de preços, projete tendências e descubra alternativas de gestão na comercialização. Conheça o curso Análise Fundamental e Mercadológica de Algodão.