5 Fatores que determinam o Preço do Boi Gordo

837

Você quer entender como o preço do Boi Gordo afetam sua lucratividade e as margens do seu negócio? Então, precisa ler este artigo e ficar por dentro de como funciona essa dinâmica!

O especialista de Safras & Mercado, Fernando Iglesias, separou 5 fatores decisivos que impactam na precificação do Boi Gordo e afetam os lucros das suas operações. Se quiser assistir este material em vídeo, clique aqui. É totalmente gratuito.

📰 Para acompanhar, em tempo real, as notícias do mercado de Boi Gordo e outras culturas agrícolas, faça parte do Telegram da Agência Safras. Tudo acontece primeiro por lá! 🚨

O que Forma o Preço do Boi Gordo

O mercado de Boi Gordo tem sido volátil nos últimos anos, e, por isso, vem sofrendo com altas agressivas, seguidas de quedas também radicais.

Para entender onde está o risco do seu negócio e se você vai conseguir capitalizar da melhor maneira possível, preste atenção nas informações a seguir!

Baixe agora, totalmente grátis, um relatório completo explicando o ritmo e as perspectivas da comercialização do boi para os próximos meses. Clique aqui.

Definição Clássica do Mercado do Boi Gordo

O Boi Gordo é uma commodity na qual o grande fator de formação de tendência está nas flutuações de preços de seus produtos finais: carne, couro e demais subprodutos. Basicamente, para o preço do boi subir ou cair, vai depender muito de como está a demanda por esses produtos, principalmente a carne. A finalidade do frigorífico é a venda da carne, portanto, é esse o grande fator que vai determinar os preços do Boi no mercado interno.

Ciclo Pecuário – Definição

O ciclo pecuário nada mais é que as flutuações do abate de matrizes em um determinado período, que podem ser traduzidos da seguinte maneira:

  • Ciclo de alta: Movimento prolongado de alta dos preços, caracterizado pela retenção de fêmeas, com pecuaristas encontrando as condições necessárias para ampliar o investimento no rebanho.
  • Ciclo de baixa: Movimento prolongado de queda dos preços que desmotiva o pecuarista a investir no rebanho, ampliando o abate de matrizes.

Ciclo Pecuário – Consequência

Por se tratar de uma atividade de longo prazo, as consequências das flutuações dos abates também são evidenciadas no longo prazo:

  • Ciclo de alta: A redução do abate de matrizes vai desencadear a ampliação da oferta de animais de reposição a médio e longo prazo.
  • Ciclo de baixa: A ampliação do abate de matrizes costuma gerar gargalos na produção de animais de reposição a médio e longo prazo. Resumidamente, o ritmo de nascimentos não consegue acompanhar a demanda por animais de reposição.

Escalas de Abate

O conceito de escalas de abate é fundamental para interpretar os movimentos de preço a curto prazo. É a programação de abate da indústria frigorífica. Pode-se assumir a seguinte lógica em grande parte das vezes:

  • Escalas mais curtas sinalizam uma maior necessidade de compra, aumentando a propensão a reajustes de preços.
  • Escalas de abate mais folgadas sinalizam uma menor necessidade de compra e apontam para a queda dos preços.

Fatores de demanda

Consumo doméstico:

  • Perfil de consumo da população.
  • Situação macroeconômica (nível de emprego, renda per capita…).

Economia em crise não combina com ampliação de consumo, não combina com a escolha por produtos mais caros, que é exatamente o caso da carne.

Exportações:

  • O Brasil é líder global em embarques de carne bovina.

Se você deseja aprofundar seus conhecimentos na comercialização e nas tendências do mercado do Boi Gordo, participe do Curso Online Estratégias de Comercialização e Tendências Gerais do Mercado de Boi Gordo. Ele abrange uma ampla gama de ferramentas para gerenciar riscos e obter os melhores resultados neste mercado desafiador. Conheça mais sobre o conteúdo, benefícios e datas aqui.