Porto Alegre, 2 de maio de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo fechou a sessão de hoje com preços mais baixos. O mercado foi pressionado pela queda acentuada do petróleo, cujos contratos futuros chegaram a despencar mais de 5%. A expectativa de aumento dos juros por parte do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano), que será divulgado amanhã (3), também influenciou negativamente.
A ampla oferta global do cereal e a fraca demanda pelo trigo norte-americano contribuíram com a desvalorização. A previsão de clima favorável nos EUA completou o quadro baixista.
Os analistas da SovEcon estimaram as exportações de trigo da Rússia em 4,2 milhões de toneladas em abril de 2023, ante 2,4 milhões de toneladas que o país embarcou no mesmo período em 2022. Apesar das alegações do Kremlin de que as exportações de grãos foram afetadas pelas sanções ocidentais, trata-se de um aumento significativo.
A SovEcon também previu que as exportações de trigo da Rússia para 2022/23 totalizaram 44,4 milhões de toneladas, afirmando que as vendas de trigo russo têm sido lentas devido ao piso de preços que o governo do país estabeleceu. As informações são da Agência QT News.
Na sessão, os contratos de trigo com entrega em julho fecharam a US$ 6,09 1/4 por bushel, baixa de 9,00 centavos de dólar, ou 1,45%, em relação ao fechamento anterior. A posição setembro fechou a sessão a US$ 6,20 1/2 por bushel, recuo de 9,50 centavos de dólar, ou 1,50%, em relação ao fechamento anterior.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 Grupo CMA