Trigo dispara em Chicago com tensão na Ucrânia ameaçando fornecimento

498

Porto Alegre 4 de abril de 2022 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços acentuadamente mais altos. O mercado se recuperou das perdas da semana passada, quando expectativas por um acordo de paz entre Rússia e Ucrânia pesaram sobre as cotações.

O mercado começou a semana mais pessimista após as notícias de um acirramento das tensões favorecerem o sentimento de que a guerra deva se prolongar por tempo indeterminado. A continuidade do conflito significa que os agentes terão que precificar a não normalização no curto prazo do fornecimento pela Ucrânia. Segundo a Reuters, o plantio de primavera no país também pode ser afetado.

Ontem o ministro da economia da Ucrânia disse que as exportações de grãos do país em março foram, quatro vezes menores do que em fevereiro devido à invasão russa. Os dois países respondem por 29% das exportações globais de trigo.

As inspeções de exportação norte-americana de trigo chegaram a 297.341 toneladas na semana encerrada no dia 31 de março, conforme relatório semanal divulgado pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). O mercado esperava o número em 400 mil toneladas. Na semana anterior, as inspeções de exportação de trigo haviam atingido 343.087 toneladas. Em igual período do ano passado, o total inspecionado fora de 637.275 toneladas.

No fechamento de hoje, os contratos com entrega em março de 2022 eram cotados a US$ 10,10 1/4 por bushel, ganho de 25,75 centavos de dólar, ou 2,61%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em maio de 2022 eram negociados a US$ 10,10 por bushel, alta de 25,75 centavos de dólar, ou 2,61%, em relação ao fechamento anterior.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA