Tempo deve abrir amanhã no Sul do Brasil com ingresso de massa de ar polar – Rural Clima

1972

Porto Alegre, 14 de novembro de 2022 – O tempo deve voltar a abrir na Região Sul do Brasil a partir de amanhã com o ingresso de uma nova massa de ar polar. Acompanhe, no alerta agroclimático da Rural Clima, a previsão do tempo na semana para as diversas regiões produtoras do Brasil e também para o Paraguai.

Região Sul

A passagem de uma frente fria deixa o tempo instável grandes partes áreas produtoras de Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e Paraguai na segunda-feira. De acordo com o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, o Rio Grande do Sul deve ter chuvas de menor intensidade.

O tempo volta a abrir amanhã na região com uma nova massa de ar polar e o retorno das baixas temperaturas, mas sem risco de geadas. “O tempo deve ser aberto e sem previsão de chuva até domingo (20), quando uma nova frente fria trará chuvas. O Rio Grande do Sul deve voltara ter chuvas boas somente daqui a 12 dias, o que permitirá a colheita do trigo e o plantio do milho, soja e arroz. As condições devem ser boas também para plantio da soja em Santa Catarina, no Paraná, no sul de Mato Grosso do Sul e no Paraguai”, destaca Santos.

Região Sudeste

Muitas áreas de instabilidade estão previstas para hoje e amanhã em grande parte do Sudeste, com chuvas em áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo. “Na quarta-feira, áreas de instabilidade avançam mais e pode haver precipitações em Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e Espírito Santo. Já em São Paulo e no sul do Rio de Janeiro o tempo fica mais firme”, alerta.

O tempo firme em São Paulo permitirá andamento plantio da soja e colheita de áreas de cana-de-açúcar e laranja. Em Minas Gerais, as chuvas não serão intermitentes e possibilitarão o pleno desenvolvimento e o plantio da soja.

Região Centro-Oeste

No Centro-Oeste, áreas de instabilidade são esperadas em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com ocorrência de chuvas tanto hoje quanto amanhã, mas ainda irregulares. Segundo Santos, a tendência para toda a semana é de chuvas em forma de pancadas irregulares, o que mantém o alerta aos produtores quanto ao clima para as atividades nas lavouras.

Região Norte

Áreas de instabilidade e pancadas de chuvas estão previstas sobre o Amazonas e boa parte do Pará. No Acre e em todas as regiões produtoras do Amapá e de Roraima, bem como no norte do Pará, deve haver chuvas do meio para o final da semana. “As condições ainda são favoráveis para os tratos culturais, mas ainda seguem complicadas para iniciar ou retomar plantio”, sinaliza.

Região Nordeste

Áreas de instabilidade e chuvas estão previstas para o litoral nordestino. No interior do Nordeste, pode haver precipitações de baixa intensidade e irregulares. “Somente no final de semana é que pode chover melhor no interior nordestino, com a passagem de uma nova frente fria”, ressalta.

Matopiba

No Matopiba, a semana com tempo aberto e eventuais pancadas de chuvas sobre parte do Tocantins, oeste da Bahia, Maranhão e Piauí. Do meio da semana em diante, a instabilidade ganha mais força e há maiores chances de chuvas em Tocantins, oeste da Bahia, extremo sul do Piauí e do Maranhão, garantindo um bom plantio de soja e de milho. “Para o norte do Maranhão e norte e leste do Piauí, a chuva deve retornar com mais força somente na terceira semana de novembro”, sinaliza.

Paraguai

No Paraguai, de acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o tempo hoje deve ser mais nebuloso na região Oriental do País, após as chuvas no final de semana. “Na parte da tarde e amanhã o tempo já abre no Paraguai e permitirá a realização de tratos culturais, com as temperaturas ganhando elevação”, comenta.

As chuvas devem retornar ao Paraguai somente no início da próxima semana, entre domingo e segunda-feira, atingindo todas as regiões produtoras. “Para o restante de novembro e o início de dezembro, deve ocorrer ao menos uma chuva por semana, que, se confirmadas, devem manter as condições das lavouras favoráveis no país”, conclui.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA