Temperaturas devem cair ao longo da semana no Brasil – Rural Clima

200
clima

Porto Alegre, 8 de julho de 2024 – Segundo alerta agroclimático da Rural Clima, ao longo dos próximos dias será possível observar áreas de instabilidade sob a região Centro-Sul do Brasil e no litoral do Sudeste, levando ventos intensos ao interior de São Paulo.

A expectativa, de acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, é de que esse sistema ganhe intensidade entre hoje (8) e amanhã (9), causando chuvas em áreas produtoras do Paraná, sul de São Paulo e região centro-sul do Mato Grosso do Sul.

“No finalzinho da semana, as áreas de instabilidade ganham intensidade no Paraná, Santa Catarina e até mesmo no norte do Rio Grande do Sul, com possibilidade de mais chuvas. O sul do Mato Grosso do Sul, na região de fronteira com o Paraguai, deve ter temperaturas baixas”, pontuou Camparotto.

De acordo com a meteorologista, será mais uma semana marcada pelo tempo instável e com possibilidade de precipitações em algumas áreas produtoras na faixa Centro-Sul do Brasil.

“No Nordeste nós também tivemos registro de chuvas no final de semana em grande parte da região litorânea e até mesmo no interior. Porém, muito irregulares. Na Paraíba e Rio Grande do Norte ocorreram chuvas um pouco mais intensas durante o final de semana”, disse. Nos próximos dias, a região deve ter uma tendência de continuidade dessas pancadas de chuvas, mas mais irregulares.

No contraste disto, uma frente fria avança pela região Sul do país, devendo derrubar as temperaturas. Já no início desta semana, será possível observar uma queda em todo o Rio Grande do Sul. “Há lugares que a temperatura poderá sim ficar negativa, ou seja, há risco de ocorrência de geadas em algumas áreas”, destacou a meteorologista.

Contudo, o frio mais intenso fica mais restrito à Argentina, Uruguai e algumas áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul. Essa queda nas temperaturas, porém, não deve avançar até o próximo final de semana, onde começa a ganhar um pouco mais de intensidade, principalmente no Sul do Brasil. Seguindo essa linha, não haveria mais risco de geadas amplas que possam trazer alguma preocupação aos produtores.

“As temperaturas também devem cair na área central do Brasil, principalmente no Mato Grosso, oeste da Bahia, Mato Grosso do Sul e até mesmo Rondônia. A temperatura nesses estados pode variar entre 12 e 14 graus”, concluiu.

Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA