Temores climáticos nos EUA e Europa fazem trigo disparar em Chicago. Rússia e externo ajudam

301

Porto Alegre, 15 de junho de 2023 – A Bolsa de Mercadorias de Chicago (CBOT) para o trigo encerrou com preços bem mais altos. O mercado manteve o tom altista desde o início da manhã, diante da série de fatores positivos. Sustentaram as cotações o clima adverso nos Estados Unidos – com previsão de clima seco e quente – e na Europa; a possível saída da Rússia do corredor de grãos no Mar Negro; a disparada do petróleo; a queda consistente do dólar frente a outras moedas e a elevação das bolsas de valores norte-americanas. Nem mesmo as fracas exportações semanais dos EUA foram suficientes para frear o ímpeto de compra. Na parte final do pregão, o cereal disparou, atingindo as máximas do dia.

Preocupações quanto ao clima seco na Espanha e no norte da Europa estão ajudando a reduzir as expectativas para a produção de grãos do continente neste ano. No ano passado, a seca comprometeu a produção de milho da França. Em seu último relatório, a consultoria francesa Strategie Grains, reduziu sua estimativa para os estoques finais de trigo em 23/24 de 15 para 13,3 milhões de toneladas.

As exportações líquidas norte-americanas de soja, referentes à temporada 2022/23, com início em 1º de setembro, ficaram em 478.400 toneladas na semana encerrada em 8 de junho. A Espanha liderou as importações, com 218.700 toneladas. Para a temporada 2023/24, foram mais 48,5 mil toneladas. Analistas esperavam exportações entre 300 mil e 900 mil toneladas, somando-se as duas temporadas. As informações foram divulgadas pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

Os contratos com entrega em julho de 2023 fecharam cotados a US$ 6,61 1/2 por bushel, ganho de 31,25 centavos de dólar, ou 4,95%, em relação ao fechamento anterior. Os contratos com entrega em setembro de 2023 encerraram negociados a US$ 6,72 3/4, alta de 31,50 centavos de dólar, ou 4,91%, em relação ao fechamento anterior.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Rodrigo Ramos (rodrigo@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA