Taxas de juros da Eurozona são mantidas no nível atual – BCE

291
BCE

Porto Alegre, 7 de março de 2024 – O Banco Central Europeu (BCE) anunciou nesta quinta-feira a decisão de manter as taxas básicas de juros da Eurozona em seus níveis atuais pela quarta reunião consecutiva. Assim, a taxa de juros das operações principais de refinanciamento, as taxas de juros da facilidade permanente de cedência de liquidez e da facilidade permanente de depósito permaneceram inalteradas em 4,50%, 4,75% e 4,00%, respectivamente.

Desde a última reunião em janeiro, a inflação na Eurozona tem continuado a diminuir, pontuou o BCE no comunicado oficial. As projeções atualizadas da equipe da instituição indicam uma revisão para baixo das expectativas de inflação para os próximos anos, especialmente para 2024. A revisão, em grande parte, é atribuída a uma expectativa de menor contribuição dos preços da energia.

“A equipe agora projeta que a inflação seja em média de 2,3% em 2024, 2,0% em 2025 e 1,9% em 2026. As projeções para a inflação excluindo energia e alimentos também foram revisadas para baixo e têm uma média de 2,6% para 2024, 2,1% para 2025 e 2,0% para 2026”, diz o BCE.

Embora tenham sido observadas diminuições nas medidas de inflação subjacente, as pressões de preços internos permanecem elevadas, em parte devido ao forte crescimento dos salários. Além disso, as condições de financiamento continuam restritivas e os aumentos passados nas taxas de juros continuam a impactar a demanda, contribuindo para a desaceleração da inflação.

Diante desse cenário, o BCE afirmou que “continuará seguindo uma abordagem baseada em dados para determinar o nível e a duração apropriados da restrição. Em particular, as decisões de taxa de juros do Conselho de Governadores serão baseadas em sua avaliação das perspectivas de inflação à luz dos dados econômicos e financeiros que chegam, da dinâmica da inflação subjacente e da força da transmissão da política monetária”.

No entanto, as perspectivas econômicas para a zona do euro permanecem incertas, com a equipe do banco central revisando para baixo suas projeções de crescimento para 2024.

“A equipe revisou para baixo sua projeção de crescimento para 2024 para 0,6%, com a atividade econômica esperada para permanecer contida no curto prazo. Posteriormente, a equipe espera que a economia se recupere e cresça 1,5% em 2025 e 1,6% em 2026, apoiada inicialmente pelo consumo e posteriormente também pelo investimento”, ressalta o comunicado.

Além da manutenção das taxas de juros, o BCE também informou que pretende continuar a reduzir gradualmente seu programa de compra de ativos (APP) e seu programa de compra de emergência da pandemia (PEPP).

Por fim, o BCE enfatizou que continuará monitorando de perto os dados econômicos e financeiros, bem como a dinâmica da inflação subjacente, para orientar suas decisões futuras sobre política monetária. A instituição afirmou que está preparada para ajustar suas políticas conforme necessário para garantir a estabilidade de preços. Com informações da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA