Senador Jean Paul Prates assumirá presidência da Petrobras

566
petrobras

Porto Alegre, 22 de dezembro de 2022 – O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros e integrante do grupo de Minas e Energia da Transição, Deyvid Bacelar, informou há pouco, pelo Twitter, que o presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva definiu o nome do senador Jean Paul Prates (PT-RN) para a presidência da Petrobras.

“Com base no diagnóstico e informações que o GT disponibilizou para o presidente eleito, durante esta complexa transição, ele definiu o nome do Companheiro e Senador Jean Paul Prates para a presidência da Petrobrás e do Senador Alexandre Silveira para o Ministério de Minas e Energia”, tuitou Bacelar.

Confira abaixo trechos de sua biografia de Jean Paul Prates disponível em seu site pessoal:

“Jean-Paul Prates é advogado e economista, ambientalista, empreendedor e dirigente sindical. Tem mais de 25 anos de trabalho nas áreas de petróleo, gás natural, biocombustíveis, energia renovável e recursos naturais.

Cursou Direito na UERJ e Economia na PUC/RJ. Nos Estados Unidos, tornou-se Mestre em Planejamento Energético e Gestão Ambiental pela Universidade da Pennsylvania. Na França, concluiu mestrado em Economia de Petróleo e Motores, pelo Instituto Francês do Petróleo.

Na área de petróleo, participou da assessoria jurídica da Petrobras Internacional (Braspetro), no final da década de 80. Em 1991 fundou a primeira consultoria brasileira especializada em petróleo, chegando a ter 120 consultores associados. Hoje, a empresa conta com mais de 60 profissionais reunidos. Em 1997, participou da elaboração da Lei do Petróleo. Também foi o redator do Contrato de Concessão oficial brasileiro e do Decreto dos Royalties, que beneficiou inúmeras cidades e estados brasileiros.

Iniciou um plano de planejamento energético para o RN em 2001, trabalhando voluntariamente numa proposta apresentada ao então governador Garibaldi Alves. Em 2003, sua proposta de desenvolvimento para o setor energético, com fontes renováveis e a revitalização do setor de petróleo, foi adotada pela Governadora Wilma de Faria.

Assumiu a Secretaria de Estado de Energia do Rio Grande do Norte e, em menos de 3 anos, levou o Estado à auto-suficiência energética, assegurando mais de 10 bilhões de reais em investimentos para o RN.

À frente da Secretaria de Energia, Jean-Paul Prates conseguiu a ampliação e reconhecimento da Refinaria Clara Camarão (em Guamaré), viabilizou a entrada da Termoaçu (no Vale do Açu) e da Bioformosa (primeira usina térmica a biomassa do RN, no Agreste), e iniciou o planejamento para os investimentos em energia solar no Estado.

Foi na gestão de Jean-Paul Prates que o RN saiu do zero em geração de energia e se transformou em exportador de energia (eólica principalmente), e combustíveis (gasolina, óleo diesel, QAV querosene de aviação, gás de cozinha e biodiesel), para toda a região Nordeste.

Em 2014, foi eleito primeiro suplente da Senadora Fátima Bezerra (RN) para o período 2015-2022. Em janeiro de 2019, assumiu a cadeira de Senador da República pelo Estado do Rio Grande do Norte, com a eleição e posse da atual Governadora Fátima Bezerra.

Até 2018, dirigiu duas empresas de consultoria: uma na área de petróleo/gás (RJ), outra nas áreas de energia renovável e meio ambiente (RN). Também presidiu o Sindicato da Empresas do Setor Energético do Rio Grande do Norte (SEERN) e o Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE) que reúne associações nacionais, empresas e fornecedores do setor energético.

No Senado, é hoje Vice-Líder da Minoria no Congresso, membro do Colégio de Líderes do Senado e membro titular em 9 comissões temáticas, além de suplente em outras 5. É vice-presidente da Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa, e da Frente em Defesa da Petrobras. É presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Países Árabes e membro dos Grupos Parlamentares Brasil-China e Brasil-Cingapura.”

As informações partem da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Copyright 2022 – Grupo CMA