Semana terá chuvas mais regulares no Sul do Brasil – Rural Clima

950
chuvas

     Porto Alegre, 4 de abril de 2022 – De acordo com informações do alerta agrometeorológico da Rural Clima, a semana será marcada por chuvas mais organizadas e regulares sobre o Sul do Brasil.

     De acordo com o agrometeorologista da Rural Clima, Marco Antonio dos Santos, o grande destaque para o decorrer da semana será a ausência de chuvas regulares na região central do Brasil. “O Mato Grosso, norte de Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, Bahia, boa parte da metade sul do Tocantins e do Piauí terão tempo aberto e com temperaturas em elevação. As chuvas, se ocorrerem, virão em forma de pancadas”, destaca.

No dia 7, uma nova frente fria chegará ao Brasil. “Esta irá se espalhar e levar precipitações para áreas do centro norte do Brasil. Já no Sul as chuvas mais concentradas poderão atrapalhar a colheita da soja, mas trarão boas esperanças para plantio trigo”, afirma.

     Santos sinaliza que, por conta dos corredores de umidade mais voltados ao Sul do Brasil, a atmosfera começa a ter características de neutralidade, sem a atuação do La Niña. Com isso a primeira quinzena de abril terá precipitações mais organizadas no Sul do Brasil. “No Brasil Central, o tempo será mais seco, com exceção de Rondônia, noroeste e extremo norte de Mato Grosso, norte do Tocantins, norte do Piauí, norte do Maranhão, Amapá e Roraima, assim como o litoral do Nordeste, que seguirão bem abastecidos por chuvas”, detalha.

     O agrometeorologista destaca que no Paraná, Paraguai e sul de Mato Grosso do Sul as condições de chuvas seguirão boas nas próximas semanas, beneficiando o desenvolvimento da segunda safra e trazendo boas condições para o plantio de trigo. “Já na Bahia a tendência é de volte a chover melhor a partir da segunda quinzena de abril”, pontua.

     A agrometeorologista da Rural Clima, Ludmila Camparotto, sinaliza que os próximos dez dias tendem a ser marcados por bons volumes de chuvas no Paraguai. “Os maiores volumes estarão concentrados na parte oriental do País. Na região com a fronteira com a Bolívia, as chuvas devem chegar mais para o final da semana”, disse.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA.