Região Sul, parte do Centro-Oeste e do Sudeste deverão ter tempo firme até quinta-feira – Rural Clima

822
clima

Porto Alegre, 10 de abril de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, após a passagem de uma frente fria que levou chuvas ao Sul e ao Sudeste, o avanço de uma massa de ar seco trouxe uma ligeira queda da temperatura, impossibilitando a formação de nuvens de chuvas. “O tempo seco na Região Sul, em parte do Sudeste e do Centro-Oeste, no Paraguai, Argentina e Bolívia deve persistir até quinta-feira, quando uma nova frente fria deve avançar e provocar chuvas”, disse o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos.

Já na metade norte de Mato Grosso, em Goiás, Minas Gerais, em parte do Nordeste e no Matopiba a semana ainda será marcada por chuvas mais regulares. “Áreas de Roraima, Rondônia, Pará, Tocantins, Maranhão, Piauí e oeste da Bahia, bem como o cerrado mineiro deverão ter um tempo mais aberto somente na parte final da semana”, alerta. No começo da próxima semana, porém, essas regiões devem ter chuvas novamente, salvo o interior do Nordeste e da Bahia.

A tendência para todo o mês de abril é de que haja a passagem de uma frente fria a cada semana na metade sul do Brasil, trazendo chuvas, o que favorece as lavouras de segunda safra e as perenes, como café, açúcar e hortaliças.

Para o mês de maio, a previsão ainda é de pancadas de chuvas, embora mais irregulares e concentradas sobre a Região Sul, parte de São Paulo, do Mato Grosso do Sul e do Paraguai. “Por enquanto não há grandes preocupações com relação ao frio”, acrescenta.

Paraguai deve ter tempo aberto em boa parte da semana

A semana inicia com tempo aberto sobre todo o Paraguai, com o retorno da chuva previsto entre quinta-feira e sexta-feira. A meteorologista Ludmila Bardin ressalta que as chuvas, mais para o final da semana, serão abrangentes, atingindo desde a região do Chaco até o sul do Paraguai, trazendo bons teores de umidade para o solo. “Depois tempo voltará a abrir e a chuva retornar somente na próxima semana”, sinaliza.

Quanto ao frio, Ludmila disse que há uma expectativa de temperaturas mais baixas no Paraguai entre 20 de maio e 10 de junho, “embora ainda seja cedo para afirmar se ocorrerão geadas”.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA