Região Sul deve seguir com chuvas limitadas na semana – Rural Clima

653
chuva

     Porto Alegre, 31 de janeiro de 2022 – O clima deverá seguir aberto no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul, Paraguai e Argentina em boa parte da semana, mantendo uma situação crítica às lavouras de milho e de soja, segundo informações da Rural Clima.

     De acordo com o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, há, entretanto, a possibilidade de eventuais pancadas de chuvas no norte do Paraná, na divisa com São Paulo, bem como na faixa leste de Santa Catarina. “A alta nebulosidade pode trazer algumas pancadas amanhã na metade leste de Santa Catarina e do Paraná, bem como no extremo nordeste do Rio Grande do Sul”, afirma.

     No dia 2, algumas áreas de instabilidade poderão trazer chuvas na metade sul de Mato Grosso do Sul, no norte e noroeste do Paraná, devido à umidade presente na faixa central do Brasil.

     Entre a noite do dia 3 para o dia 4, podem ocorrer pancadas rápidas de chuvas também em áreas do extremo oeste de Santa Catarina, sudoeste do Paraná, sul do Paraguai e sul de Mato Grosso do Sul, mas não suficientes para amenizar o quadro de estiagem.

     Na semana que vem, há uma nova previsão de chuva apenas para o final da semana, o que coloca a produção de grãos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina em xeque.

Sudeste

     A semana deve ser marcada por chuvas generalizadas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, o que pode atrapalhar os tratos culturais bem como as atividades de colheita e de plantio de grãos.

     Marco destaca que somente na quarta-feira há uma possibilidade de abertura de sol na metade sudeste de São Paulo, embora as altas temperaturas devam trazer chuvas diárias para a região. “A segunda semana de fevereiro também tende a ser marcada por bons volumes de chuvas em todo o Sudeste”, disse.

Centro-Oeste

     Para o Centro-Oeste, a tendência é de chuvas concentradas em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul e sul do Pará na semana, especialmente a partir desta terça-feira. “As chuvas serão intermitentes, dificultando a realização de tratos culturais, bem como a colheita da safra de verão e o plantio da safrinha”, sinaliza.

Matopiba

      Segundo Marco, o cenário de chuvas irregulares registrados na Bahia, Maranhão, Piauí e Tocantins deve mudar a partir desta semana, com precipitações expressivas e em forma de invernada, dificultando a realização de tratos culturais, colheita e plantio da safrinha.

Paraguai

     Para o Paraguai, a agrometeorologista da Rural Clima, Ludmila Camparotto sinaliza que o tempo deve seguir aberto até sexta-feira, quanto há possibilidade de chuvas irregulares no sul e na parte oriental do pais. “Para a segunda semana de fevereiro, há possibilidade de novas chuvas, embora ainda irregulares, nas regiões do sul, orientais e centrais do Paraguai”, complementa.

     Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA