Porto Alegre, 13 de novembro de 2024 – Em teleconferência para avaliar os resultados do segundo trimestre da safra 2024/25, a São Martinho anunciou uma reavaliação no guidance de capex, que passou de R$ 2,5 bilhões para R$ 2,8 bilhões, representando um aumento de 12%. A companhia também registrou um crescimento de 27% na receita, impulsionado pela combinação de um maior volume de vendas de açúcar e etanol e pelos melhores preços do etanol, que alcançou R$ 2,7 por litro, um aumento de 15% em relação ao trimestre anterior.
Apesar de uma leve queda de 3% no preço do açúcar, a empresa compensou com maior volume, enquanto os custos desse produto caíram 7%. No caso do etanol, o custo se manteve estável, mas houve uma queda na margem operacional.
Impacto das queimadas na produção
Para os próximos dois trimestres, a São Martinho destacou que o guidance de produção foi impactado pela mudança no mix de produção, que se tornou necessária devido a queimadas que prejudicaram 2 milhões de toneladas de cana. Essa situação aumentou o nível de impurezas e limitou a produção de açúcar, forçando a companhia a focar mais no etanol.
Segundo Felipe Vicchiato, diretor financeiro da empresa, “quando se tem esse impacto da queimada, o nível de impureza é muito grande, e tivemos que produzir mais etanol e menos açúcar.”
Até o momento, a São Martinho já faturou 58% do volume de açúcar previsto, restando 42% para os próximos meses. No etanol de cana-de-açúcar, 40% do volume e 32% do etanol de milho já foram comercializados.
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Sara Lane – sara.silva@safras.com.br (Safras News)
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