Produção industrial da China sobe 4,5% em agosto em base anual

688
Imagen de wirestock en Freepik

     São Paulo, 16 de setembro de 2024 – A produção industrial da China subiu 4,5% em agosto em base anual, abaixo dos 5,1% registrados em julho, segundo dados divulgados pelo departamento de estatísticas do país. A previsão era de alta de 4,7%. Em termos mensais, a alta foi de 0,32%.

     O setor de mineração subiu 3,7%; o de manufatura, 4,3%; e o de produção de energia, água e gás, subiu 6,8%. As empresas estatais tiveram crescimento de 3,6%; e as privadas, de 5%.

     “Após impulsionar o crescimento no primeiro semestre do ano, parece que o setor manufatureiro está enfrentando algumas pressões no segundo semestre. Para o futuro, será importante observar se o aumento nas exportações em agosto foi apenas um evento pontual ou o início de uma tendência, pois isso influenciará o quanto a produção industrial pode continuar sendo um motor de crescimento. Se a demanda externa se mantiver resiliente por mais algum tempo, poderemos ver certa estabilidade. No entanto, com as novas tarifas e o enfraquecimento do impulso global, a cautela é necessária.”, afirma Lynn Song, economista chefe para a Grande China da ING.

Taxa de desemprego da China sobe para 5,3% em agosto

      A taxa de desemprego nas áreas urbanas da China subiu para 5,3% em agosto, segundo informações do departamento de estatísticas do país (NBS). O número veio acima da previsão de 5,2%.

     Não houve divulgação das taxas de desemprego por faixa etária. Por outro lado, o departamento de estatísticas publicou que nas 31 maiores cidades chinesas, o desemprego está em 5,4% em agosto, acima dos 5,3% registrados em julho. Os funcionários das empresas trabalharam em média 48,7 horas por semana.

Acompanhe a Safras News em nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Vanessa Zampronho / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA