Primeiros dias de G20 focam em combate à desigualdade, sustentabilidade e governança internacional

218

Porto Alegre, 26 de fevereiro de 2024 – A secretária de Assuntos Internacionais do Ministério da Fazenda, Tatiana Rosito, disse há pouco que os trabalhos de hoje e amanhã no G20 serão focados na avaliação do trabalho desenvolvido pelo grupos de trabalho da Trilha de Finanças de dezembro até aqui. “Nos dedicamos a estruturar o trabalho que ocorrerá ao longo do ano”, completou.

Segundo ela, serão avaliadas forma de impacto do grupo com medidas concretas. “Sabemos que há grande expectativa sobre o G20 como principal foro de cooperação e coordenação econômica internacional. Queremos trabalhar com todos os países membros para impulsionar consensos em relação aos principais desafios da economia global e da humanidade”.

A secretária afirmou que será feito um comunicado a ser considerado na reunião ministerial, que ocorrerá na quinta e será presidida pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e pelo presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Entre os temas que serão tratados, Rosito destacou o combate à fome, à pobreza e as desigualdades, o equilíbrio, social econômico e ambiental e a reforma da governança internacional. “Para esse encontro vamos focar em quatro temas: a relação entre desigualdade e políticas econômicas; o tradicional diagnóstico da economia global; tributação internacional; e dívidas nacionais e financiamento para o desenvolvimento sustentável”, citou. As informações são da Agência CMA.

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2024 – Grupo CMA