Preços gaúchos do arroz mostram firmeza mesmo com início da colheita

481
arroz

     Porto Alegre, 25 de fevereiro de 2022 – O mercado brasileiro de arroz manteve os preços firmes na penúltima semana de fevereiro. Na média do Rio Grande do Sul, principal referencial nacional, a saca de 50 quilos do cereal em casca encerrou o dia 24 cotada a R$ 74,06, alta de 2,78% em relação a semana passada e 17,99% mais alto frente ao mesmo período do mês anterior. Mas ainda era 16,07% inferior quando comparado ao mesmo período do ano passado.

     Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Gabriel Viana, a disputa entre as indústrias gaúchas e de fora do estado, mais as tradings, é por arroz de melhor qualidade da safra antiga, acima dos 58% de inteiros. “Pois os primeiros resultados de grandes lavouras colhidas indicam um percentual bem mais alto de quebrados do que o normal por interferência negativa do clima na formação dos grãos”, explica.

     “Tradings não estão conseguindo adquirir produto abaixo de R$ 77/78,00 na Fronteira Oeste e, mesmo regiões que costumam ter cotações mais fracas, contaram com elevações importantes nas cotações nas últimas semanas”, pondera Viana.

     Conforme a Emater, a colheita de arroz atinge 8% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, eram 3%. Em igual momento do ano passado, eram 34% colhidos. A média para o período é de 5%. As condições de radiação solar e temperaturas foram mais favoráveis à cultura na semana que passou. Mais ao Sul, a cultura se desenvolve bem, demais regiões apresentam menor disponibilidade de irrigação, apresentando redução no potencial produtivo

     Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA