Preço competitivo do trigo da Argentina reduz espaço para altas no Brasil

471
trigo

Porto Alegre, 23 de fevereiro de 2024 – O mercado brasileiro de trigo segue sem grandes alterações na dinâmica de comercialização. Segundo o analista de Safras & Mercado, Elcio Bento, os preços competitivos do cereal argentino e o câmbio comportado não deixam espaço para altas significativas das cotações no âmbito doméstico.

A paridade de importação segue sendo a balizadora pare os valores de negociação do produto brasileiro. Nesta quinta-feira, para competir com trigo argentino (CIF Curitiba), o produtor paranaense teria que vender por cerca de R$ 1.240/tonelada no interior do estado. O gaúcho, CIF grande Porto Alegre, precisaria negociar por volta de R$ 1.230/tonelada.

“Essas contas consideram que os grãos comercializados não têm diferenças de qualidade. Porém, é normal que o cereal brasileiro seja negociado com um deságio em relação ao importado. Nesse ano, em que as condições climáticas castigaram as lavouras brasileiras, esse deságio pode ser ainda maior”, disse.

ANEC

Dados divulgados nesta semana pela Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (ANEC) projetaram que o Brasil deve embarcar 715,863 mil toneladas de trigo em fevereiro. No mesmo mês do ano passado, o país exportou 522,988 mil toneladas do cereal.

No acumulado de 2024, as exportações somam 1,401 milhão de toneladas, contra 2,497 milhões em igual período do ano passado.

     Na semana entre 11 e 17 de fevereiro, o Brasil embarcou 154,4 mil toneladas. Para esta semana, estão previstas 245,611 mil toneladas.

Argentina

A safra de trigo da Argentina é estimada em 15,9 milhões de toneladas. Segundo relatório mensal do Ministério da Economia do país, em janeiro o número ficava em 15,5 milhões. A área também foi reajustada, de 5,8 para 5,9 milhões de toneladas. As correções devem-se ao processamento de dados de campo recolhidos recentemente. A colheita foi finalizada no final de janeiro.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência Safras

Copyright 2024 – Grupo CMA