Ponta apresenta selos de eficiência genética animal

501

Porto Alegre, 7 de junho de 2024 – A Ponta, empresa de tecnologia focada na gestão da informação e da precisão na pecuária, apresentou a especialistas e ao público em geral o programa de certificação “Genética de Ponta”. Esse programa atribui selos para reconhecimento de criadores e animais que estão se destacando por um resultado consistente na realização de provas para Eficiência Alimentar.

O projeto é pioneiro e visa valorizar a sustentabilidade, a seleção e a multiplicação de animais eficientes, porque conta com os Selos de Eficiência baseados em metodologia científica e na coleta precisa de dados fenotípicos de uma base que cresce exponencialmente ano após ano.

A demanda global por proteína animal e os altos custos de produção estão entre os principais desafios da pecuária de corte no Brasil e no mundo. O custo alimentar representou 89% do custo de produção em 2023 após a compra do boi magro. Por isso, a importância do selo para destacar animais de alto desempenho que sejam mais eficientes na utilização de alimentos e, portanto, mais baratos de manter e de produzir.

A capacidade de baixo consumo gera a redução do custo de manutenção e de produção do animal, tendo em vista que a nutrição é o maior custo do sistema produtivo, bem como a redução da emissão de metano, já que, ingerindo menos alimentos, o animal emite menos gases.

Há três tipos de selos, todos certificados pela equipe técnica da Ponta:

– Super Eficiente: selo fenotípico que atesta o alto potencial do animal em eficiência na utilização de alimentos. Pode ser entregue a animais que, em prova de Eficiência Alimentar realizada com soluções Intergado Efficiency, tenham apresentado resultado “Elite” para Consumo Alimentar Residual – CAR (a partir de um desvio padrão melhor que a média do grupo testado) e tenham apresentado ganho de peso diário – GPD acima da média do grupo testado (superior ou elite para GPD);

– Genética Eficiente: selo que atesta criadores que realizam provas de Eficiência Alimentar em sua propriedade com soluções Intergado Efficiency;

– Criadores de Eficiência: selo que atesta criadores agraciados no Prêmio Criadores de Eficiência.

O projeto foi apresentado durante o evento online “Live Selos de Eficiência: a certificação da produtividade de baixo custo”, que ocorreu em 28 de maio de 2024 e teve a participação de Marcelo Ribas, diretor estratégico da Ponta, e Giovana Moraes, médica veterinária, doutora em Biotecnologias Reprodutivas e Líder de Mercado Genética na Ponta.

As informações são da assessoria de imprensa da Ponta.

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Safras News

Copyright 2024 – Grupo CMA