Porto Alegre, 23 de junho de 2022 – O plantio de trigo na regional da Emater/RS de Ijuí, no norte do Rio Grande do Sul, já supera 60% da área. A expectativa é de que a superfície se aproxime de 360 mil hectares ao longo dos 44 municípios da região, uma alta de aproximadamente 15% ante os 312 mil hectares do ano passado.
Segundo o engenheiro agrônomo Gilberto Bortolini, a produtividade é esperada inicialmente entre 56 e 58 sacas. No ano passado, foram 45 sacas por hectare. Em 2020, 34 sacas por hectare. Em 2019, a média se aproximou de 50 sacas por hectare. Em 2018, afetadas pelas geadas, as lavouras renderam 29 sacas por hectare.
“Os trabalhos avançaram de maneira tranquila, apesar do tempo um pouco mais chuvoso. Alguns produtores interromperam os trabalhos para fazer um escalonamento, para não semear tudo ao mesmo tempo. Até o momento, o clima contribui para uma emergência uniforme. Mesmo com vários dias de umidade, as temperaturas são favoráveis. Algumas lavouras têm escorrimento superficial, mas pouca coisa. Não dá pra computar muitos danos. O estabelecimento e a emergência são tranquilos”, explicou.
A meteorologia indica mais três ou quatro dias de alta umidade. “Choveu bastante nos últimos dias. A previsão é de 8 a 10 dias de sol a partir da semana que vem. Seria o período ideal para a finalização do implante, que deve acontecer ainda no início de julho. Isso representaria um adianto em relação a anos anteriores”, disse.
Sobre a possibilidade de geadas sobre a região durante o inverno, Bortolini disse que, caso ocorram em julho, as lavouras não devem ter problemas. “Com caras exceções, tivemos pouco plantio em maio. No início de agosto, eventuais geadas podem ter impacto reduzido. A partir da segunda quinzena de agosto, a ocorrência de geadas seria ruim. Poderíamos ter danos complicados para a nossa região”, projetou.
Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2022 – Grupo CMA