Porto Alegre, 23 de janeiro de 2023 – A Minerva informou que o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) notificou a habilitação da planta de Janaúba (MG) para exportação de carne bovina ao mercado da Indonésia.
Desse modo, e considerando a recente habilitação, a Minerva conta com seis plantas habilitadas para a Indonésia: Janaúba (MG), José Bonifácio (SP), Rolim de Moura (RO), Araguaína (TO) Mirassol dOeste (MT) e Palmeiras de Goiás (GO) que, somadas, totalizam uma capacidade de abate de mais de 8 mil cabeças/dia.
“Com aproximadamente 275 milhões de habitantes, a Indonésia se destaca como um dos maiores mercados consumidores de carne Halal no mundo, e com enorme potencial de crescimento. Em 2022, o Brasil exportou 20,5 mil toneladas de carne bovina para a Indonésia, um crescimento de 23,5% em relação ao ano anterior”, escreveu a Minerva, em comunicado ao mercado divulgado nesta manhã.
ANÚNCIOS DO MINISTÉRIO
Na última quarta-feira (18), o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, anunciou a habilitação de 11 plantas frigoríficas para a Indonésia, além da possiblidade de derrubada da suspensão da exportação de três plantas para a China. O comunicado foi feito em reunião com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.
A pasta informou que o Brasil estava desde 2019 sem habilitar novas plantas frigoríficas para a China. A possibilidade de retirada da suspensão é para uma empresa de abate de bovinos e duas de aves, que estavam com as exportações para a China suspensas desde 2022. No caso da Indonésia, todas as novas habilitações são para plantas bovinas. Também foi anunciada a primeira abertura de mercado registrada pelo Brasil em 2023, que é a de algodão em pluma para o Egito.
Ao final do encontro, Fávaro destacou que essas conquistas são o sinal do retorno da credibilidade do Brasil no mercado internacional. É o fruto do trabalho dos empresários e dos técnicos do Ministério da Agricultura, mas também da credibilidade do presidente Lula. São ações que aconteceram nas últimas horas que mostrou que o mundo voltou a acreditar no Brasil, as oportunidades de empregos vão acontecer aqui, disse.
O governo egípcio, através do órgão oficial de Quarentena Vegetal, abriu o mercado para o Algodão em Pluma do Brasil, definindo os requisitos fitossanitários para a importação do produto. Essa foi a primeira abertura de mercado registrada pelo Brasil em 2023, disse a pasta, em nota.
Segundo dados do Mapa, o Egito importa aproximadamente 120 mil toneladas de algodão em pluma anualmente, sendo os maiores fornecedores Grécia, Burkina Faso, Benin e Sudão. O Brasil pode-se beneficiar de uma janela de oportunidade entre os meses de julho e setembro, já que as exportações gregas só se iniciam em outubro. Estima-se que o Brasil tenha potencial para atender, a princípio, 20-25% da demanda egípcia, informou o ministério.
As negociações para a abertura do mercado iniciaram em 2006 sendo intensificadas a partir de 2020, resultando finalmente agora na abertura do mercado. As informações são da Agência CMA.
Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no Instagram, Twitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!
Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS
Copyright 2023 – Grupo CMA