Petrobras confirma que refinaria gaúcha Refap não será vendida

566
petróleo

Porto Alegre, 29 de maio de 2023 – O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou na última sexta-feira (26) que a Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas, no Rio Grande do Sul não vai ser vendida e que acabou essa história de desinvestimento.

Prates esteve na refinaria para inaugurar um sistema de tratamento para os gases de combustão da unidade de craqueamento catalítico.

Prates destacou ainda que é preciso trabalhar na transição energética, com cada setor da empresa fazendo a sua parte.

“Precisamos fazer a transição energética juntos, produzindo petróleo, gás e produtos derivados cada vez mais descabornizados, menos insolentes ao meio ambiente. De forma mais confortável para a nossa força de trabalho”, salientou o presidente da Petrobras.

DIESEL RENOVÁVEL

A companhia prevê multiplicar em seis vezes sua capacidade de produção do diesel de conteúdo renovável (chamado Diesel R5) no horizonte de seu Plano Estratégico 2023-2027. Com o domínio da tecnologia, a expansão da capacidade de produção do Diesel R dará um salto dos atuais 1,6 bilhão de litros anuais para 10,6 bilhões de litros por ano até 2027.

Em abril, a companhia produziu um novo lote de 5,8 milhões de litros diesel com 5% de DieselR5. Segundo a companhia, esse montante é reflexo do avanço em sua estratégia de transição energética.

Atualmente, a Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná, é a única que produz o Diesel R no Brasil, com capacidade instalada para processar até 1,6 bilhão de litros por ano. Até o fim deste ano, a expectativa é ampliar a capacidade da Repar para mais 2,4 bilhões de litros de Diesel R (num total de 4 bilhões de litros) bem como iniciar a produção desse combustível na Refinaria de Cubatão (RPBC), em SP, com potencial de até 700 milhões por ano.

Em continuidade à trajetória de expansão, terá início, até 2027, a produção de Diesel R na Refinaria de Paulínia (Replan, SP), com capacidade de até 2,6 bilhões de litros por ano seguida pela Refinaria Duque de Caxias (Reduc), no Rio de Janeiro/RJ, com 900 milhões de litros/ano, e da Refinaria Capuava (Recap), em Mauá/SP, com 2,3 bilhões/ano.

De acordo com a Petrobras, todas elas estarão aptas a produzir diesel com conteúdo renovável. Além disso, até 2027, a companhia implantará uma unidade dedicada à produção de Bioqav e diesel 100% renovável (diesel R100) na RPBC.

As informações são da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Pedro Carneiro (pedro.carneiro@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA