PBoC mantém taxa de juro de empréstimo da China em 3,65% ao ano

596

Porto Alegre, 20 de setembro de 2022 – O Banco Central da China (PBoC) manteve as taxas de juros de empréstimo (Loan Prime Rate, ou LPR, que são os juros benchmark) em 3,65% ao ano. A taxa de juros de cinco anos também foi mantida em 4,3% para empréstimos acima de cinco anos. Os dados foram divulgados pelo PBoC nesta segunda-feira.

Segundo analistas da Capital Economics, os dados de atividade de agosto da China mostraram uma perda adicional de impulso e a economia do país não deve crescer ao longo de 2022 como um todo. E com as políticas de Covid-zero permanecendo em vigor, as lutas contínuas do setor imobiliário e as perspectivas limitadas de maior crescimento das exportações, é difícil ver isso mudar em breve.

“À medida que as dificuldades da economia persistirem, porém, a pressão continuará a aumentar no PBoC. O banco central poderia, eventualmente, decidir aceitar níveis de dívida mais altos e uma moeda mais fraca como o custo de fornecer apoio político. Essa não é nossa previsão de caso-base, mas achamos que a chance de tal mudança de opinião é alta o suficiente para valer a pena considerar quais podem ser as implicações para os mercados financeiros da China”, diz James Reilly, economista da Capital. Com informações da Agência CMA.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

Revisão: Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA