Nova frente fria deve chegar a Região Sul entre domingo e segunda-feira, trazendo chuvas – Rural Clima

644
chuvas

Porto Alegre, 16 de setembro de 2022 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, entre hoje e amanhã o tempo seco deve predominar no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e o Paraguai. Mas, segundo o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos, entre o domingo e a segunda-feira uma nova frente fria ingressa no Rio Grande do Sul e deve provocar chuvas, que deverão se estender este estado e por Santa Catarina, Paraná, sul de Mato Grosso do Sul e o Paraguai até quarta-feira. “Essas chuvas elevarão a umidade do solo e permitirão o plantio de milho e de arroz, bem como o preparo do solo para o plantio da nova safra de soja. Também ajudará o desenvolvimento das lavouras de inverno”, comenta.

De quarta-feira para quinta-feira, uma nova massa de ar polar ingressa no país, levando ao declínio das temperaturas no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, mas sem risco de geadas.

Na região Sudeste, a previsão é de tempo aberto, com nebulosidade ainda em São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais, mas perdendo força. “Fica o alerta de as chuvas no litoral de São Paulo podem atrapalhar as operações no Porto de Santos, prejudicando as exportações de grãos e de açúcar”, disse.

Segundo Santos, a frente fria vinda do sul do Brasil deve provocar chuvas em áreas do Sudeste a partir de quarta-feira, atingindo áreas de café e induzindo a abertura da florada plena, beneficiando também a cana-de-açúcar e a realização de tratos culturais e a dessecação das lavouras para o plantio de soja, que poderá ocorrer a partir de 1 de outubro.

No Centro-Oeste, as chuvas estão chegando sobre Rondônia, Goiás, Mato Grosso e o norte de Mato Grosso do Sul. “As pancadas de chuvas permitiram o início do plantio da nova safra de soja, já que vazio terminou dia 15. No final de semana deve haver menos chuvas, embora na semana que vem o avanço de uma nova frente fria trará precipitações que permitirão o andamento do plantio”, destaca.

Na região Norte, os próximos dias serão marcados por pancadas de chuvas, muito embora aos poucos, as precipitações devem ganhar força nas próximas semanas em grande parte do Acre, Amazonas e Pará, permitindo o plantio da soja na virada de setembro para outubro. Para as pastagens, as chuvas também vêm em boa hora, pois garantirão que fiquem prontas no final de outubro. “Para o Amapá e Roraima, contudo, a chuva atrapalha um pouco a colheita da soja, embora sem prejuízo aos produtores”, ressalta.

No Nordeste, as chuvas devem continuar na região litorânea. No início de outubro, Marco afirma que a chuva deve começar a chegar no interior, pegando áreas do Semi-Arido e do Agreste, embora em volumes ainda irregulares. “Somente na virada de outubro para novembro a chuva ganhará intensidade no interior nordestino”, sinaliza.

Na região do Matopiba, o tempo seco deve ser mantido até semana que vem, quando chuvas podem atingir o Piauí e o Maranhão. Já no oeste da Bahia, conforme Marco, a chuva chegará somente na virada de setembro para outubro. “Os volumes de precipitações deverão voltar a um quadro de normalidade a partir de 10 de outubro na região do Matopiba”, pontua.

No Paraguai, de acordo com a meteorologista Ludmila Camparotto, o tempo aberto deve predominar nesta sexta-feira e no sábado. Já entre o domingo e a segunda-feira, uma frente fria chega ao país e deve provocar chuvas no sul e nas regiões oriental e central, atingindo grande parte das regiões produtoras. “No Chaco, há possibilidade de chuvas, embora mais irregulares e de baixa intensidade”, alerta.

Segundo Camparotto, em grande parte do Paraguai deve haver boas chuvas entre setembro e outubro, mas, entre a segunda quinzena de novembro e a primeira semana de dezembro fica o alerta para uma possível queda no regime de chuvas no país.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

  Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA