Nova frente fria deve avançar pelo Brasil no dia 18, levando chuvas para Sul e Sudeste – Rural Clima

522
chuvas

Porto Alegre, 14 de agosto de 2023 – De acordo com o alerta agroclimático da Rural Clima, a semana inicia com riscos de chuvas pelo Brasil apenas na região litorânea do Sudeste e do Nordeste. A massa de ar polar que passou pelo Sul do Brasil e levou ao declínio das temperaturas nos últimos dias começa a enfraquecer, levando a um gradativo aumento das temperaturas. A semana tende a ser marcada pelo tempo aberto em boa parte do país.

No dia 18, o agrometeorologista Marco Antonio dos Santos ressalta que uma nova frente fria estará avançando pelo Brasil e levando chuvas para as regiões Sul e Sudeste, podendo atingir outras áreas do Brasil central. “Essa frente fria será empurrada pelo ingresso de uma nova massa de ar polar que entrará no país na próxima semana, que levará novamente ao declínio das temperaturas. Ainda é cedo para falar em geadas, mas será preciso ficar de olho”, afirma.

Na virada de agosto para setembro, mais chuvas devem ser registradas na faixa central do Brasil, ainda que de forma irregular, por conta do aquecimento das águas do Pacífico, que está levando o clima para um El Niño de moderada intensidade.

Santos destaca que as chuvas irão ganhar intensidade em setembro e, até o dia 20, deve haver registros em praticamente todas as regiões. “Entre o dia 15 de setembro e o final de outubro as chuvas deverão acontecer por todo o país, mas ainda de forma irregular. As frentes frias irão oscilar entre as regiões Sul, Central e Norte. Assim, pode chover bem numa semana em uma região e, na semana seguinte, pode haver um clima mais seco, pelo fato do fenômeno El Niño não estar ainda completamente definido”, alerta.

Arno Baasch (arno@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2023 – Grupo CMA

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!