Negócios com trigo são escassos no Brasil com feriado e pontas distantes

590

Porto Alegre, 25 de novembro de 2022 – O mercado brasileiro de trigo teve uma semana de poucos negócios. A volatilidade das variáveis formadoras de preços – dólar e preços internacionais – já vinha dificultando a aproximação das pontas.

O feriado de Ação de Graças nos Estados Unidos, nesta quinta-feira, deixou o mercado sem a referência da Bolsa de Mercadorias de Chicago. No mesmo dia, a partida da seleção brasileira de futebol pela Copa do Mundo encurtou a sessão de negócios no cenário doméstico.

Sendo assim, o foco dos agentes seguiu sobre o avanço das colheitas e a situação das lavouras no Rio Grande do Sul, no Paraná e na Argentina.

A colheita de trigo da safra 2022 atingiu 72,7% da área no Brasi, de acordo com relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados coletados até 19 de novembro. Na semana anterior, a colheita atingia 58,9%. Em igual período do ano passado, a área colhida chegava a 91,7%.

Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento do Paraná, informou, em seu relatório semanal, que a colheita atinge 94% da área, com 99% das lavouras de trigo na fase de maturação e 1% em frutificação. A área cultivada deve ficar em 1,191 milhão de hectares, contra 1,225 milhão de hectares em 2021, queda de 3%.

Segundo o Deral, 73% das lavouras de trigo apresentam boas condições de desenvolvimento, 26% situação média e 1% estão ruins. No dia 7 de novembro, a colheita atingia 82% da área, com 68% das lavouras tinham boas condições, 27% situação média e 5% ruins, entre as fases de frutificação (15%) e maturação (85%).

Rio Grande do Sul

A colheita de trigo atinge 78% da área no Rio Grande do Sul. Na semana passada, eram 52%. Em igual período do ano passado, 96%. A média dos últimos cinco anos é de 97%. A área de cultivo do cereal alcançou 1.458.026 hectares. A produtividade estimada é de 3.210 kg/ha.

Argentina

A colheita de trigo atinge 12,4% da área na Argentina. Segundo a Bolsa de Cereais de Buenos Aires, os trabalhos avançaram 2,4 pontos percentuais na semana e estão 20,2 pontos percentuais atrasados na comparação com o ano passado. O rendimento fica em 1,26 tonelada por hectare.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA