Mercado segue pouco ofertado e preço dispara do arroz no Brasil

1011

Porto Alegre, 25 de novembro de 2022 – O preço do arroz disparou no mercado brasileiro na penúltima semana de novembro, diante da oferta apertada, o dólar forte frente ao real e das exportações aquecidas do cereal.

Na média do Rio Grande do Sul (58/62% de grãos inteiros e pagamento à vista), a saca de 50 quilos encerrou cotada a R$ 84,29 no dia 24 de novembro, um avanço de 3,51% em relação a semana passada, 7,02% mais alto frente ao mesmo período do mês anterior e 31,67% superior quando comparado ao mesmo período do ano de 2021.

Conforme o analista de SAFRAS & Mercado, Evandro Oliveira, as indústrias de beneficiamento seguem na busca por espaços no varejo. “O mercado segue pouco ofertado nas regiões Norte e Centro-Oeste do país, com indicativos ultrapassando o patamar de R$ 100,00 pela saca de 60 quilos”, relata.

Com os trabalhos de plantio entrando na reta final, o Brasil novamente deverá registrar um recuo na área semeada com arroz na safra 2022/23. “Os elevados custos de produção, aliados às baixas rentabilidades registradas a partir do segundo semestre de 2021, permanecem sendo o principal fator de incentivo para uma nova redução da área brasileira de arroz”, explica o analista. A área deve cair 4,9% em 2022/23, somando 1,601 milhão de hectares.

Além disso, nesta temporada o recuo deverá ser maior frente a temporadas anteriores, devido às boas margens registradas na soja, milho e na pecuária, principais culturas que deverão ter evolução sobre a área de arroz.

“A maior redução percentual de área deverá ficar com a Região Sul, onde se encontram os maiores produtores do cereal”, frisa o analista. Entre os principais estados produtores, destaque para o Rio Grande do Sul, o qual possui a maior área semeada no país e deverá ter um corte de 7,1%, atingindo 889,2 mil hectares.

Ainda assim, a produção brasileira do cereal deverá sofrer um impacto moderado, tendo em vista a recuperação das produtividades médias nos principais estados produtores. Está estimada em 10,621 milhões de toneladas para 2022/23, queda de 3,2% sobre 2021/22.

Saiba mais sobre o mercado de arroz.

Acompanhe a Agência Safras no nosso site. Siga-nos também no InstagramTwitter e SAFRAS TV e fique por dentro das principais notícias do agronegócio!

     Rodrigo Ramos/ Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA