Mercado de trigo tem poucos negócios e clima no sul do Brasil centraliza atenções

820
trigo

Porto Alegre, 19 de agosto de 2022 – Os agentes do mercado de trigo seguem com as atenções voltadas para as condições climáticas. A massa de ar polar que chegou ao sul do país deve trazer geadas e pegar lavouras suscetíveis a perdas (floração e enchimento de grão) especialmente entre o oeste e sudoeste do Paraná. No Rio Grande do Sul o percentual vulnerável a temperaturas baixas é pequeno.

Segundo o analista de SAFRAS & Mercado, Élcio Bento, uma eventual quebra já começaria a frustrar o potencial produtivo de 10,5 milhões de toneladas no país e, consequentemente, reduzir a pressão sazonal da colheita. Os negócios seguem pontuais.

Conab

O plantio de trigo da safra 2022 atingiu 99,5% da área, de acordo com relatório da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com dados colhidos até 13 de agosto. Na semana anterior, o plantio atingia 99,1%. Em igual período do ano passado, a semeadura atingia 100% da área.

Paraná

No Paraná, conforme o Departamento de Economia Rural (Deral) da secretaria de agricultura do estado, a colheita foi iniciada nesta semana e atinge 1% da área. Até a terça-feira, 34% das lavouras estavam em fases suscetíveis a perdas por geada.

No núcleo regional do Deral de Francisco Beltrão, são 121,5 mil hectares plantados, com 75% da área suscetível a perdas. Caso as geadas ocorram, engenheiros agrônomos da região acreditam em “grandes problemas”. Em Cornélio Procópio, a colheita deve começar na semana que vem. Os trabalhos deviam ter iniciado nesta semana, mas as chuvas atrasaram os planos. As geadas não preocupam. Em Ivaiporã, algumas áreas podem sofrer perdas. A superfície na região soma 55 mil hectares.

Na área de atuação da Cooperativa Coopavel, com 20 municípios no oeste e sudoeste do Paraná, o risco de geadas ameaça 51% das lavouras. A área totaliza 119,4 mil hectares. A colheita já atinge 1% da área.

Rio Grande do Sul

O plantio do trigo está finalizado no Rio Grande do Sul. Na semana passada, os trabalhos chegavam a 99%. Em igual momento do ano passado, eram 100%. A média dos últimos cinco ano para o período é de 100%.

A estimativa de cultivo de trigo no Estado para a safra 2022 é de 1.413.763 hectares. A produtividade estimada é de 2.822 kg/ha.

A Agência SAFRAS publicou, nesta quinta-feira, matérias exclusivas sobre a situação da cultura em três importantes regiões produtoras do RS. Juntas, as regionais de Santa Rosa, Frederico Westphalen e Ijuí da Emater/RS respondem por aproximadamente 57% da área no estado.

Gabriel Nascimento (gabriel.antunes@safras.com.br) / Agência SAFRAS

Copyright 2022 – Grupo CMA