Porto Alegre, 28 de novembro de 2025 – O mercado internacional de açúcar buscou recuperação em novembro depois de cair para o patamar mais fraco em cinco anos. Na Bolsa de Nova York (ICE Futures US), os contratos com entrega em março do açúcar bruto fecharam a sessão do dia 26 de novembro a 15,14 centavos de dólar por libra-peso, ante 14,43 centavos em 31 de outubro, uma alta de 4,92%.
Os contratos futuros de açúcar reagiram com correção técnica após atingirem mínimas de cinco anos, a 14,04 centavos. A Índia planeja autorizar exportação de 1,5 milhão de toneladas açúcar na nova safra, visto que a redução no desvio de açúcar para a produção de etanol deve resultar em um excedente interno maior.
Há considerável incerteza sobre como isso poderia ser alcançado, no entanto, dado que os preços mundiais estão significativamente abaixo dos praticados na Índia. Analistas da Green Pool disseram que não estava claro se as usinas indianas estariam dispostas a exportar com prejuízos enormes e se esperavam subsídios governamentais.
De forma geral, o mercado futuro de açúcar segue pressionado por um cenário de amplas ofertas. Organização Internacional do Açúcar (ISO) está estimando um excedente global de 1,63 milhão de toneladas de açúcar na safra 2025/26, impulsionado por um aumento na produção.
O órgão intergovernamental, em uma atualização trimestral, projetou que a produção deverá subir 3,15%, para 181,77 milhões de toneladas, enquanto o consumo deve avançar apenas 0,6%, para 180,14 milhões.
Fabio Rubenich – fabio@safras.com.br (Safras News)
Copyright 2025 – Grupo CMA





